sábado, 2 de maio de 2009

Manhã ensolarada marca primeira etapa da visita da Comissão do COI às instalações esportivas

Créditos à Rio 2016

Uma manhã de sol e temperatura agradável, bem ao estilo carioca, marcou nesta sexta-feira, 1º de maio, a primeira etapa de visitas da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional às instalações esportivas do Rio 2016.

Os observadores internacionais tiveram a chance de percorrer alguns bairros da cidade e conhecer “in loco” detalhes sobre a ampliação e modernização das instalações propostas pela cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016.

O ministro do esporte, Orlando Silva Jr., o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes ; o presidente do Comitê da Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário nacional Rio 2016, Ricardo Leyser; o secretário executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro; o secretário especial Rio 2016 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Ruy César; e o secretário geral da Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório acompanharam a visita do COI.

A visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) às instalações do Rio 2016 começou pontualmente às 8h. Os membros do COI deixaram o Hotel Copacabana Palace e logo na primeira parada, no Forte de Copacabana, receberam uma calorosa recepção de crianças e da Guarda Histórica do Forte e dos atletas olímpicos Luiz Lima (natação Atlanta 1996) e Adriana Behar (medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004).

Foi feita uma apresentação sobre a Região de Copacabana, que abrange a orla de Copacabana, o Parque do Flamengo, a Marina da Glória e a Lagoa Rodrigo de Freitas. A região abrigará oito modalidades esportivas. Ao deixar o Forte, os avaliadores assistiram a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Os representantes do COI foram surpreendidos pelos aviões que desenharam nos céus uma figura no formato de coração, numa alusão ao ‘Viva sua Paixão’, slogan da campanha do Rio 2016.

Depois do Forte de Copacabana, a comissão conheceu o Estádio de Remo da Lagoa. Em seguida a comitiva seguiu para a Região Barra, onde conheceu a Arena Multiesportiva. Lá, foram recebidos por crianças da rede pública de ensino e pelos medalhistas olímpicos Janeth Arcain (prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000), e Sandro Laina, campeão paraolímpico em Pequim 2008, no futebol de 5.

Cativada pela recepção dos jovens estudantes, a presidente da Comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, cumprimentou as crianças. Na Arena, assistiram a apresentações técnicas sobre o Parque Olímpico, a Vila Olímpica, a Vila de Mídia e o MPC, todos na Região Barra, que comporta 56% das instalações, e viram através de vídeos o que será erguido ao redor da Arena.

Na Região Barra serão disputadas 19 modalidades esportivas. Os inspetores só tiveram a exata dimensão do projeto quando, novamente surpreendidos, viram, através de vidraças panorâmicas, toda área que abrigará as instalações, delineada por balões.

Dois ícones da natação brasileira, Gustavo Borges (prata e o bronze em Atlanta 96, nos 200m e 100m livre, respectivamente, e bronze em Sydney-2000, no revezamento 4x100m livre) e Daniel Dias (vencedor de 9 medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008), Além do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, foram os anfitriões da comitiva no Parque Aquático Maria Lenk.

Ao chegar à piscina, o prefeito Eduardo Paes propôs um desafio a Gustavo Borges, Daniel Dias e a Alexander Popov, integrante da comissão e membro do COI (dono de quatro medalhas de ouro, duas em Barcelona 1992 e duas em Atlanta 1996 e uma de prata em Sydney 2000). Em tom de brincadeira, os quatro chegaram a simular uma largada nos blocos de partida.

A última visita da parte da manhã foi o Estádio Olímpico João Havelange, que fica na Região Maracanã, área que terá disputas em cinco modalidades.

Os medalhistas olímpicos Robson Caetano, medalha de bronze nos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Seul 88 e no revezamento 4x100m rasos, em Atlanta 96; e Maurren Maggi, medalha de ouro em Pequim 2008 no salto em distância, recepcionaram os membros da Comissão, assim como a medalhista paraolímpica Terezinha Guilhermina, medalha de ouro nos 200m, prata nos 100m e bronze nos 400m em Pequim 2008, e o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, clube que administra o estádio. Crianças que participam de um programa de iniciação da IAAF, o Youth Athletic, também participaram do encontro.

Na parte da tarde a comitiva se dividirá em dois grupos para conhecer a Região Deodoro, o Estádio do Maracanã e do Maracanãzinho, Sambódromo e Marina da Glória.

Nenhum comentário: