sábado, 2 de maio de 2009

EMOP inaugura edifícios no Dona Marta

Créditos à EMOP-RJ

A menina Brenda Vitória, de 13 anos, moradora do Dona Marta, realizará nesta segunda-feira um sonho que ela acalenta há, no mínimo, um ano. Paraplégica devido a complicações causadas pela esquistossomose, Brenda deixou de ir ao colégio e precisa ser carregada em uma cadeira de plástico, por 210 degraus, quando vai à fisioterapia. A partir de segunda, no entanto, ela passa a viver em um apartamento próximo ao Plano Inclinado, e poderá voltar a estudar.

O apartamento de Brenda é um dos 22 que a EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) entrega no Dona Marta no dia 4. O prédio onde a menina viverá tem nove apartamentos, três deles de um quarto (com 30 m2) e seis de dois quartos (com 38 m2). A localização, ao lado da Estação 3, faz do prédio uma ótima opção para a relocação de pessoas portadoras de necessidades especiais, como Brenda e o menino Ricardo, de 8 anos, que teve paralisia cerebral.

O outro prédio que será inaugurado, localizado na Rua da Matriz, possui treze apartamentos, quatro deles de um quarto (com 30 m2) e nove de dois quartos (com 38 m2). Todo pintado de amarelo, o edifício de quatro andares chama a atenção de quem passa pela parte baixa do morro. A EMOP também entregará uma casa nova, localizada no Beco do Jabuti, e a reforma da antiga moradia da menina Brenda, que passará a ser habitada por uma família que perdeu seu barraco de madeira em um deslizamento de terra.

As obras, que duraram cinco meses, fazem parte da urbanização promovida pelo Governo do Estado no Dona Marta. Ao todo, os financiamentos já concedidos somam R$ 38 milhões. A EMOP realizou uma série de obras de infra-estrutura na comunidade, incluindo a rede de esgoto, drenagem e distribuição de água e ligações domiciliares. Além de novas unidades habitacionais e melhorias em outras moradias, a empresa construiu o Plano Inclinado; uma creche, que depois foi adaptada para acolher o posto de policiamento comunitário; dois campos de futebol e uma creche para 120 crianças.

A inauguração dos prédios no dia 4 está marcada para as 9h, com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e secretário de Obras Luiz Fernando Pezão e do presidente da EMOP, Ícaro Moreno Júnior.

Nenhum comentário: