sábado, 2 de maio de 2009

Estado do Rio tem maior número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito

Créditos à SETRANS-RJ

Avenida Presidente Vargas

O Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (CETRAN) realizou nesta quinta-feira (30/04) o 1° seminário de Integração de Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. O evento contou com a presença de representantes de 35 municípios do Estado e especialistas em trânsito.

Um dos principais objetivos do seminário, além de promover a educação e cidadania no trânsito, foi convidar os municípios a integrar o Sistema Nacional de Transportes (SNT). Segundo o presidente Antônio Sérgio de Azevedo Damasceno, o Rio é o Estado com maior adesão ao sistema.

- O Rio precisa servir como exemplo para os demais Estados. Dos 92 municípios, 57 já estão integrados ao SNT. Ou seja, mais de 60%. Em Minas Gerais, esse número não passa de 4,5%, e em São Paulo apenas 38% aderiram – contou Damasceno, que com o seminário pretende tornar o Estado do Rio 100% integrado ao SNT.

Os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito possuem órgãos ou entidades de trânsito responsáveis pelo desenvolvimento e execução de projetos, serviços e ações voltadas às questões referentes à educação, engenharia e fiscalização do trânsito municipal.

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Transportes, Luis Carlos Veloso, que representou o secretário Julio Lopes no evento, disse que a secretaria apóia toda e qualquer ação pela segurança no trânsito.

- Estaremos sempre contribuindo para eventos que busquem a melhora do trânsito, que é uma das maiores preocupações atuais das grandes cidades em todo mundo – contou Veloso.

Integrantes do projeto Rio-Estado da Bicicleta, da Secretaria de Transportes, apresentaram a proposta do programa durante o evento. Ele visa a promover o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente, além de fomentar a implantação de infra-estrutura cicloviária em diversos municípios do estado. O Rio – Estado da Bicicleta prevê ainda a instalação de bicicletários em lugares estratégicos, como estações de trem, metrô, barcas e terminais rodoviários. Assim, é possível promover a integração da bicicleta com os diversos modais do transporte.

O responsável pela área de Engenharia de Trânsito da secretaria de Transportes, Antônio Kropf Carvalho, apresentou um estudo sobre a importância da sinalização para a segurança no trânsito.

- As placas devem obedecer à legislação da sinalização. Elas precisam ter dimensões e posicionamentos corretos, além do material retrorefletivo. Caso contrário, podem causar acidentes – afirmou Antônio.

Estiveram presentes no seminário Antônio Tristão, representante do Sindicato de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Ferreira, representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e Nilton Soares, representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas.

Nenhum comentário: