terça-feira, 26 de maio de 2009

Atrações diversas no feriadão em São Pedro da Aldeia

Créditos à Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Falamansa, Festa da Tainha, Tapetes de sal, Festa de Santo Antônio no bairro Baixo Grande, Caminhada na Natureza são as atrações, promovidas pela prefeitura, para o feriadão prolongado de Corpus Christi, dos dias 11 a 14 de junho, em São Pedro da Aldeia.

O Prefeito Carlindo Filho destaca a importância desses eventos para oferecer atrações em diversos gêneros, tais como culinário, religioso, ecológico, social e artístico, resgatando o turismo e o orgulho no povo aldeense.

A festa de Corpus Christi, realizada pela Paróquia São Pedro e a prefeitura, começa na manhã de quinta-feira, dia 11/06, com a confecção dos tradicionais tapetes de sal produzidos pelas escolas, pastorais e movimentos paroquiais. Seguindo a programação religiosa, às 16h, haverá missa solene, procissão com o Santíssimo Sacramento e Benção Campal como Santíssimo Sacramento, no Largo da Matriz. No mesmo feriado, outra comemoração religiosa ocorre no bairro Baixo Grande, em homenagem ao santo padroeiro do bairro, Santo Antônio. Barraquinhas, novenas e missas especiais marcarão a celebração ao santo casamenteiro.

Resgatando a importância do pescado para o município, a prefeitura realiza a Festa da Tainha, em quatro dias: 11, 12, 13 e 14 de junho, com atrações e em locais distintos. Estabelecimentos, dentre pousadas e restaurantes, criarão pratos diferentes à base da tainha para degustação do público e um concurso elegerá o melhor cardápio. Os pratos, de 100 a 150g, custarão em torno de R$ 10 a R$ 15,00. O evento será realizado no Horto-Escola-Artesanal, nos dias 11, 12 e 13 de junho das 11h às 20h. No domingo, dia 14/06, a festa da Tainha continua, só que no bairro Baleia, no mesmo local da tradicional Festa do Peixe. As atrações e horários ainda serão definidos pelos moradores do bairro que, juntamente, com a prefeitura, organizam o evento.

Inserindo o município no cenário de turismo ecológico, a prefeitura realiza a 2ª Caminhada na Natureza Circuito Sapiatiba, ligada a entidades como Anda Brasil e IVV (Federação Internacional de Esportes Populares). A caminhada será no sábado, dia 13/06, a partir das 7h, com saída da Estrada da Flecheira, em frente a escola municipal Elízio Henrique de Paiva. Contornando a Serra de Sapiatiba, vale ressaltar que a caminhada é um evento de integração social, não sendo competitivo. Os caminhantes poderão ter acesso a Casa da Farinha e ao apiário.
Na área artística, a prefeitura não deixa por menos. O show fica por conta do Falamansa no sábado, dia 13/06, no Centro de Eventos da Cidade, no bairro Nova São Pedro. Destacando a importância de eventos sociais, a entrada é uma lata de leite em pó que será doada às famílias carentes da cidade.

Nenhum comentário: