terça-feira, 26 de maio de 2009

Ponte Rio-Niterói vai ampliar quarta faixa até o Rio

Créditos à SETRANS-RJ

Ponte Rio-Niterói

Entre as diversas medidas que estão sendo estudadas pela Secretaria Estadual de Transportes, a concessionária Ponte SA e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, para melhorar a travessia entre o Rio e Niterói, uma, a curto prazo, vai melhorar consideravelmente o fluxo de veículos sobre a ponte: a expansão da quarta faixa até o Rio de Janeiro.

Hoje, quem trafega de Niterói para o Rio tem a opção de seguir por quatro faixas de rolamento desde a Praça do Pedágio até o vão central. Agora, a pedido do secretário estadual de Transportes Julio Lopes, a concessionária que administra a ponte vai estender as quatro faixas em mais oito quilômetros, chegando até os três acessos de descida para o Rio – Perimetral, Avenida Brasil e Rodoviária Novo Rio.

Os trabalhos começam em 15 dias. A partir do vão central, as faixas serão reposicionadas. O acostamento será nivelado e receberá nova pavimentação, e vai passar a servir também como pista de rolamento. Essa medida só será possível porque hoje a estrutura da ponte conta com as duas baias de proteção suspensas, construídas pela concessionária em fevereiro de 2008. Essas baias servem justamente para receber os carros quebrados e enguiçados na via, e para o baseamento das equipes de atendimento da concessionária.

Além da pintura das faixas, o projeto envolve também a sinalização horizontal, vertical e semafórica eletrônica, que será reposicionada ao longo de toda travessia.

- Já estamos negociando esta medida há muito tempo com a direção da ANTT, que quem autoriza qualquer intervenção na via. Estamos certos de que esta medida vai aumentar em muito a fluidez do trânsito na ponte. E para escoar os veículos nos acessos Rio e Niterói, já estamos negociando dois grandes projetos de engenharia com a ANTT. Quando essas melhorias nos acessos estiverem prontas, os engarrafamentos na ponte reduzirão consideravelmente – afirmou o secretário Julio Lopes.

Entre as obras previstas estão a construção de um uma alça ligando a ponte direto à Linha Vermelha – um viaduto de dois quilômetros de extensão, começando na altura do Porto do Rio, seguindo pelo Caju e encontrando a Linha Vermelha um pouco antes da estação de tratamento de esgoto Alegria. Este projeto já está detalhado e já está em análise técnica adiantada na ANTT. Os acessos a Niterói ainda estão sendo estudados.

- Já tivemos diversas reuniões com a ANTT. Já estamos discutindo os projetos também com a Secretaria Estadual de Obras e com a Prefeitura do Rio e de Niterói. Esperamos começar pelo menos uma dessas obras ainda este ano – disse o secretário Julio Lopes.

Pista Flex, para carros e motos, já está em funcionamento

Dentro desse pacote de melhorias, a concessionária, junto com a Secretaria de Transportes, inaugurou nesta terça-feira (26/05), uma cabine exclusiva para os motociclistas, que vão poder ganhar tempo na passagem pelo pedágio.

A pista entre as cabines seis e sete, na Praça do Pedágio, foi alargada para permitir a passagem simultânea de carros e motos. A cabine do lado esquerdo será destinada exclusivamente para carros de passeio. Já a cabine do lado direito será destinada a atender os motociclistas. Para ter acesso a cabine especial as motos vão seguir por uma pista mais estreita que ganhou sinalização especial, delimitada por cones.

Com a medida, os motoristas e motociclistas não vão mais que disputar espaço na hora de pagar o pedágio, tornando mais ágil e seguro a passagem pelas cabines de cobrança. A nova pista, que está sendo chamada pelos usuários de Pista Flex, é a primeira do gênero desenvolvida em rodovias do país.

- As motos são mais rápidas e ágeis e conseguem se antecipar aos automóveis na chegada às cabines. Muitas vezes isso gera conflito, tumulto e discussão entre motoristas e motociclistas. Com a Pista Flex buscamos uma solução para acabar de vez com esses problemas que registramos aqui na Praça do Pedágio – explicou o presidente da concessionária CCR Ponte, que administra a via.

O secretário de Transportes Julio Lopes, que também participou da inauguração, destacou que esta é mais uma entre as diversas medidas que estão sendo implementadas para melhorar o fluxo na travessia entre Rio e Niterói.

- Os motociclistas elogiaram muito a iniciativa, que é uma reivindicação antiga deles. Esperamos assim facilitar a vida de quem passa de carro e de moto pela ponte – finalizou Julio Lopes.

Nenhum comentário: