sábado, 2 de maio de 2009

Após demolições no Recreio, Choque de Ordem quer derrubar mais três construções irregulares na área

Créditos à Agência Rio de Notícias

Praia do Recreio

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) divulgou, na tarde desta quinta-feira (30), o balanço total da demolição de dois prédios de quitinetes construídos irregularmente na rua W2, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.

A prefeitura deu prazo de 15 dias aos moradores de outras três construções ilegais (dois prédios e uma casa) erguidas no mesmo local para retirarem seus pertences.

O primeiro prédio demolido tinha dois andares construídos, com 24 quitinetes vendidos em torno de R$ 70 mil, cada. O proprietário Paulo César de Melo vinha sendo notificado desde 2007, mas, segundo o órgão, vinha ignorando as ações da prefeitura. Ao todo, foram dois embargos, duas intimações e três multas no valor total de R$ 1.800.

Na mesma rua há também um prédio de cinco andares cujos moradores recorreram a uma equipe da Secretaria municipal de Urbanismo que acompanhava a operação para saber se a construção também é ilegal.

Bethlem: "aberrações urbanísticas"
Segundo a Seop, o prédio está acima do gabarito (três pavimentos), não tem licença e contraria as normas de construção. A assessoria do órgão informou que todos os moradores estão sendo cadastrados e serão avisados do dia da demolição para que possam fazer a mudança.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, afirmou que a Prefeitura não pode admitir "aberrações urbanísticas" como estas.

– As pessoas vão ter que respeitar as normas para que possamos ter uma cidade mais organizada – defendeu, ressaltando que o Recreio se tornou alvo de especulação imobiliária em função da valorização que sofreu ao longo do tempo.

Até agora, a Seop já demoliu 145 construções irregulares na cidade, principalmente na área da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, ambas na Zona Oeste. Outros dez imóveis no entorno da operação desta quinta-feira também serão demolidos em breve, por estarem condenados e localizados em área projetada de rua.

Ainda de acordo com o comunicado a Seop, a operação mobilizou cerca de 50 pessoas, entre técnicos das Secretarias municipais de Obras e de Urbanismo, guardas municipais, equipes da Light e da Defesa Civil, garis e agentes da própria secretaria, responsável pelos “Choques de Ordem” na cidade.

Nenhum comentário: