quinta-feira, 9 de abril de 2009

Turista ganha comunicação direta com a polícia

Créditos à Flávia Cohen

O turista em visita ao Rio terá mais um motivo para passear pela orla marítima de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo e Barra da Tijuca. A partir desta quinta-feira (9/4), hotéis localizados nessas áreas estão em comunicação direta, através do uso de rádios Nextel, com os órgãos de segurança estaduais e municipais formando a Rede Privada de Comunicação Turística. Esse esquema facilitará a ação policial em caso de algum delito praticado contra o visitante.

A distribuição dos primeiros 50 aparelhos aconteceu, durante uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, em um hotel de Copacabana, coordenada pela Associação de Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ). A rede é integrada também por restaurantes, agências de viagens, Infraero, pontos turísticos (Concorvado e Pão de Açúcar) e empresas de transporte turístico, entre outros. Os conveniados estarão em contato permanente com o Batalhão de Polícia do Turismo (BPtur), os 23º BPM (Leblon) e 19º BPM (Copacabana), as delegacias distritais desses bairros, além da Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Guarda Municipal.

O delegado titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), Fernando Veloso, elogia a iniciativa e considera que esta rede de comunicação integrada será fundamental para a polícia obter informações preciosas no curso de uma investigação.

- Com esta rede exclusiva de telefonia a comunicação flui com mais velocidade. Além disso, tem a questão prática e de conveniência do turista, que poderá fazer reserva de vaga em um restaurante – comentou Veloso.

Para o comandante do Batalhão de Polícia do Turismo (BPtur), Eduardo Oliveira, o uso do rádio evitará situações comuns como um telefone ocupado ou um oficial ausente no momento da ligação, que são cruciais para agilidade da ação policial.

- Quando a gente tem uma comunicação rápida e direta queima-se muitas etapas, como um telefone ocupado, por exemplo. Agora com este canal exclusivo, a vítima vai ser atendida pelo departamento de supervisão de oficial do batalhão que vai poder acionar a viatura que está mais próxima do ocorrido – especificou o comandante.

O presidente da ABIH, Alfredo Lopes, destacou que o Rio de Janeiro vive um momento mágico de integração das ações federais, estaduais e municipais e, por isso, foi possível concretizar o convênio.

- Desde que o governador Sergio Cabral e a prefeitura passaram a fazer operações conjuntas de ordem pública, como a CopaBacana, observamos a queda no índice de ocorrências criminais, ao ponto de muitos hotéis terem diminuído os investimentos em segurança particular. A rede de comunicação por rádio é uma evolução dessa parceria entre as esferas de governo e vai oferecer aos órgãos de segurança um planejamento preventivo utilizando a comunicação e a inteligência – ressaltou Lopes.

Antes desta rede de comunicação, segundo o presidente da ABIH/RJ, a rede de hotéis já cooperava com os órgãos de segurança pública. Periodicamente, segundo ele, a ABIH encaminha para os batalhões os índices de criminalidade ocorridos em uma determinada área, o que facilita o deslocamento de viaturas. Com o uso de rádio, no entanto, o atendimento ao turista será bem mais ágil e facilitará a ação policial, segundo Lopes. Ele ainda informa que, até o final do ano, a ABIH pretende conectar à rede 500 setores e entidades ligadas ao turismo. No site da associação, o interessado obtém informações de como aderir e normas e procedimentos de utilização da rede.

Nenhum comentário: