quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sistema Estadual de Museus promove sua primeira oficina

Créditos á SEC-RJ

Rio das Ostras

O recém-criado Sistema Estadual de Museus realiza sua primeira ação: a OFICINA DE GESTÃO E DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 10h às 17h, na Casa da Cultura Dr. Bento Costa Junior, em Rio das Ostras.

A oficina visa contribuir para o desenvolvimento de atividades em instituições museológicas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, através da Superintendência de Museus, e o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Além dessa, mais cinco oficinas já estão programadas.

Segundo Lucienne Figueiredo, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, essa é uma oportunidade para as entidades museológicas de todo o Estado adquirirem novos conhecimentos.

- Como primeiro assunto foi escolhido a documentação, pois documentar é o primeiro passo para garantir a segurança do acervo e o desenvolvimento das ações e programas nos museus, disse Lucienne.
Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus pretende mapear todos os museus do Estado, públicos e privados, a fim de desenvolver políticas e programas conjuntos de preservação do patrimônio cultural. Visa, ainda, estimular e apoiar a implementação de novas instituições culturais, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de, no futuro, estabelecer um banco de dados dos museus do Estado e seus acervos.

Nenhum comentário: