quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secretaria do Ambiente interdita fábrica de gelo em Mesquita

Créditos à SEA

A Secretaria Estadual do Ambiente interditou nesta terça-feira (28/04), uma fábrica de gelo no município de Mesquita, na Baixada Fluminense, por operar sem licença ambiental. O proprietário do estabelecimento, Herval Rosa, também é acusado pela polícia de utilizar poço artesiano sem outorga o que configura crime ambiental. A ação foi coordenada pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), órgão da SEA, com apoio de policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), e foi realizada a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mesquita.

Segundo a polícia, a Prefeitura de Mesquita já havia interditado a fábrica pelo menos duas vezes este ano por funcionar sem licença ambiental.

- Como o proprietário continuou operando, fomos chamados para interditar o estabelecimento. Além disso, ele também tem um poço artesiano ilegal, ou seja, sem outorga. O proprietário será conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, podendo ser indiciado por crime ambiental, pois insistir no funcionamento da fábrica sem licença ambiental infringe a Legislação Ambiental. Além disso, ele será multado – explicou o coordenador da Cicca, Rodrigo Sanglard.

Sanglard disse ainda que o estabelecimento terá prazo de sete dias para retirar o gás de amônia do estabelecimento, altamente tóxico, e que é utilizado de forma pressurizada em compressores do frigorífico para mantê-lo resfriado.

Nenhum comentário: