terça-feira, 14 de abril de 2009

Rio de Janeiro recebe principal evento do calendário internacional de Judô

Créditos ao site Rio 2016

O Rio de Janeiro será a capital mundial do judô entre nos dias 4 e 5 de julho, quando o Maracanãzinho receberá a etapa brasileira do Grand Slam, principal evento da modalidade no mundo. Além do Brasil, apenas três outros países recebem o evento: França, Japão e Rússia. O ginásio do Maracanãzinho é uma das instalações que integram o projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O lançamento oficial da etapa do Rio de Janeiro do Grand Slam foi realizado nesta terça-feira, dia 14, no Palácio Guanabara. O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; da Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; do presidente em exercício da Confederação Brasileira de Judô, João Rocha, que representou o presidente Paulo Wanderley Teixeira; e dos medalhistas olímpicos Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Flávio Canto.

Vestido com quimono e faixa preta, o Governador Sérgio Cabral entrou no clima do evento. “O judô brasileiro sempre nos deu alegrias e é motivo de orgulho para todos nós. A escolha do Rio de Janeiro como sede do Grand Slam é um reconhecimento a todos o esforço que o Brasil tem feito no campo esportivo e aos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Além disso, é um apoio à América do Sul, que nunca realizou Jogos Olímpicos”, disse Sérgio Cabral, que formalizou o investimento de R$ 2,5 milhões para a realização do evento.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o judô brasileiro conquistou três medalhas de bronze. No total, o esporte já levou o Brasil ao pódio olímpico 15 vezes. “Este Grand Slam é um abre-alas para o judô brasileiro, que pode ter resultados ainda maiores. E tudo isto contribui para a candidatura Rio 2016. A três meses da escolha da cidade sede, em outubro, o foco do mundo esportivo estará no Rio de Janeiro”, disse Nuzman.

Segundo a Confederação Brasileira de Judô, existem cerca de 2,5 milhões de praticantes do esporte no Brasil. Para Flávio Canto, a realização dos Jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro impulsionaria ainda mais a modalidade. “Fazer parte do seleto grupo de sedes do Grand Slam prova que o mundo percebeu que podemos receber competições importantes, como os Jogos Olímpicos. O Grand Slam servirá para o carioca conhecer melhor o judô e se preparar para 2016. O Rio é um celeiro de atletas e com certeza muitos poderão representar o Brasil em 2016”, disse Canto.

Nenhum comentário: