terça-feira, 14 de abril de 2009

AMTU reúne secretários de Transportes da Região Metropolitana

Créditos à SETRANS-RJ

Rio de Janeiro

Secretários municipais de Transportes da região metropolitana do Rio de Janeiro se reuniram, nesta segunda-feira (13/04), para a primeira reunião da AMTU (Agência Metropolitana de Transportes Urbanos) em 2009. O evento foi presidido pelo secretário estadual de Transportes Julio Lopes, que apresentou o caderno de transporte para a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, além de abordar questões como o uso de biodiesel na frota de ônibus do estado e a inauguração do observatório dos transportes, que vai monitorar barcas, bondes e trens.

Projetos como Bilhete Único, extensão das linhas do metrô e criação de BRT´s – corredores expressos para ônibus – foram abordados durante a apresentação do caderno de transporte para a candidatura às Olimpíadas de 2016. Segundo o COB – Comitê Olímpico Brasileiro –, todos os projetos são viáveis e acompanham estudos e planejamentos técnicos. A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, que participou da reunião, afirmou também que todos os projetos têm prazos a cumprir e muitos já estão em andamento. Para o secretário Julio Lopes as garantias oferecidas pelas três esferas de governo são pontos positivos para a candidatura.

- Entre as cinco cidades concorrentes, o Rio de Janeiro é a única que oferece garantias dos governos Federal, Estadual e Municipal. Segundo os próprios fiscais do Comitê Internacional, esta é uma das nossas grandes vantagens. Outro ponto importante a favor do Rio foi a realização dos Jogos Panamericanos, que nos deixam com um saldo de credibilidade muitíssimo positivo – contabiliza Julio Lopes.

Outro assunto que levantou o interesse dos participantes foi a proposta do BNDES de formular uma política de financiamento para projetos de transportes e infra-estrutura. O Gerente de Desenvolvimentos do banco, Charles Marot, falou sobre a possibilidade de a AMTU, no futuro, se transformar num tipo de consórcio municipal, adotando status de empresa e assumindo poder decisório. Segundo Marot, todas as grandes regiões metropolitanas do mundo têm seus representantes municipais e, a AMTU apresenta condições de assumir esta responsabilidade no estado do Rio.

Além de debater questões importantes para o setor de transportes, os secretários municipais, nomeados recentemente, entre os quais, Alexandre Sansão, do Rio de Janeiro, assumiram ainda suas funções na AMTU, que vai passar a realizar reuniões bimensais entre os secretários, além de oficinas mensais para técnicos das secretarias. O evento também contou com a presença do presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira, e de Carlos Osório, membro do COB.

Nenhum comentário: