domingo, 19 de abril de 2009

Programa pioneiro de educação ambiental vai atingir todo o estado

Créditos à SEA

A Secretaria Estadual do Ambiente lançou nesta sexta-feira (17/04), em solenidade que reuniu cerca de 300 pessoas no Palácio Gustavo Capanema, o programa Nas Ondas do Ambiente, a primeira iniciativa do setor público de educomunicação socioambiental do estado do Rio. O programa terá quatro projetos que vão alcançar desde escolas estaduais até comunidades tradicionais, produzindo e transmitindo conteúdo para rádio sobre comunicação e informação ambiental. O lançamento teve a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro destacou a importância deste tipo de projeto, que também se baseia nas rádios comunitárias, para a democratização da comunicação no país. “Democratizar a comunicação é democratizar o poder para que as pessoas não sejam meramente receptores de imagens e sons do poder, mas também transmissores de idéias e conhecimento. As rádios comunitárias são porta-vozes da liberdade de expressão no país”, afirmou Minc.

A superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, Lara Moutinho da Costa, representou a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e foi entrevistada pela equipe do projeto RádioEscola@Com. Ela destacou que este projeto, o principal entre os quatro que compõem o programa, foi lançado como projeto-piloto em 2007, atingindo 48 escolas e capacitando 360 pessoas para a produção de comunicação e informação ambiental através do rádio. Nesta nova fase, o programa irá atingir 136 unidades escolares, com a previsão de capacitar 1,2 mil pessoas até 2010.

O coordenador do Viva Rio, Tião Santos, lembrou que o projeto RádioEscola@Com foi lançado de forma modesta, com poucos recursos, mas que seus bons resultados levaram à ampliação para o âmbito estadual. Ele destacou que preservar as relações humanas também significa preservar o meio ambiente.

- É preciso aproveitar este curso não somente para aproveitar a questão técnica, mas também para trazer benefícios para as comunidades e para melhorar a qualidade de vida dos participantes – afirmou.

O programa Nas Ondas do Ambiente terá outros três projetos: Animação de Rede, que prevê o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas rádios escolares e comunitárias ligadas ao projeto Rádio@Escola.Com; Nas Ondas da Mata Atlântica, que vai envolver comunidades tradicionais da Costa Verde (quilombolas, caiçaras, indígenas e caipiras) e unidades de conservação da área para facilitar a comunicação e o diálogo por meio de técnicas de radiofusão e de audiovisual; e Rádio Quintal: Comunicação Limpa e Despertar Ecológico, que prevê a produção de programas de rádio sobre questões socioambientais para distribuição em escolas, rádios comunitárias e internet.

Também estiveram presentes à solenidade a professora Léa Cutz Gaudenzi, do Representação do Ministério da Educação no RJ; o reitor da UERJ, Ricardo Vieralves; a subsecretária de Gestão de Rede e de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Tereza Pontual.

O programa Nas Ondas do Ambiente é resultado de uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Ambiente, de Educação, UERJ e do Viva Rio, com financiamento do Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Nenhum comentário: