domingo, 19 de abril de 2009

EMOP Licitará obras no Cristo em 19 de Maio

Créditos à EMOP-RJ

Cristo Redentor

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) publica nesta quinta-feira, dia 16/04, a concorrência para as obras no monumento do Cristo Redentor, cuja licitação está marcada para o dia 19 de maio, às 14h.

As obras, orçadas em R$ 1,57 milhão, compreendem a modernização do sistema de proteção contra descargas elétricas; a impermeabilização do platô e da base da estátua; e a recuperação, com a substituição das peças comprometidas, do piso de granito e da cantaria dos balaústres.

O processo de abertura da licitação ocorreu mais lentamente por se tratar de um monumento tombado. No ano passado, a EMOP teve que atender a uma série de exigências da Caixa Econômica Federal, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da própria Arquidiocese do Rio. O projeto definitivo, elaborado pela Mitra e aprovado pelo Iphan, foi recebido pela EMOP em fevereiro deste ano, quando foi orçado.

“É um monumento fantástico, tombado, e por isso tomamos todas as precauções, cumprimos todas as exigências que nos foram feitas. Todos nós queremos reformar, recuperar, porque o monumento está com problemas no piso, no teto, e na proteção contra descargas elétricas, mas há normas e prazos a serem respeitados”, explicou o presidente da EMOP, Ícaro Moreno Junior.

Uma vez iniciadas, a previsão de conclusão das obras é de 4 meses.

Nenhum comentário: