quarta-feira, 29 de abril de 2009

Governo do Estado inaugura obras de saneamento em Miguel Pereira

Créditos à SEA

O governador Sérgio Cabral inaugurou, nesta segunda-feira (27/4), no município de Miguel Pereira, localizado na região centro-sul fluminense, as obras de esgotamento sanitário e recuperação do Lago de Javary. A despoluição deste ecossistema, principal ponto turístico da cidade, vai beneficiar cinco mil pessoas e é uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), núcleo subordinado à secretaria de estado do Ambiente, e a prefeitura de Miguel Pereira.

Orçada em R$ 7 milhões, a obra será realizada com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e deverá estar concluída em 12 meses. Vinte e dois mil metros de redes de esgotamento sanitário serão construídos, além de mil e cem metros de ligações domiciliares de esgoto, quatro elevatórias e uma estação de tratamento.

-Esta é uma obra que muda a qualidade de vida dos moradores de Miguel Pereira e também de Paty do Alferes, município localizado ao lado. Esta água também chega lá. Nossas obras têm começo meio e fim. Em 12 meses ela será concluída. Em abril de 2010, estarei aqui para a inauguração e, depois, vamos dragar o lago de Javary, um pedido do prefeito Macarrão – comemorou Cabral.

A secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos, lembrou que o projeto de despoluição do lago foi uma ação ainda do governo Minc, quando secretário da pasta.

-Nós elegemos a questão do saneamento como prioritária, com destaque para as áreas com potencial turístico. Recebemos o projeto e o Minc, na época secretário, conseguiu recursos do FECAM. Vamos garantir que este patrimônio de Miguel pereira, que é um ativo turístico, possa ser usado como atividade de lazer. Mas teremos que abrir ruas e instalar canalização. O apoio e a paciência da população serão muito importantes.

Conhecido como Macarrão, o prefeito da cidade, Roberto de Almeida, contou que a população local esperava por esta obra há mais de duas décadas.

-É, sem dúvida alguma, muito importante receber a nata do Governo do Estado para dar início a uma obra que há mais de vinte anos era desejada. O processo estava arquivado. Em encontro com o governador, o ministro Carlos Minc e a secretária Marilene Ramos, conseguimos torná-la realidade. O lago de Javary é o cartão de visita do nosso município.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração das obras o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Governo, Wilson Carlos, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o secretário de Transportes, Júlio Lopes, o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, além de prefeitos de municípios vizinhos, como Paty do Alferes, Sapucaia, Engenheiro Paulo de Frontin, entre outros.

Nenhum comentário: