quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estado perto da autossuficiência no abastecimento de folhosas e legumes

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a salada de legumes e verduras, tem cada vez mais o sabor das terras fluminenses. Símbolo da alimentação saudável, os ingredientes para o seu preparo são cultivados no próprio estado, chegando frescos e com qualidade à mesa da população do segundo maior mercado consumidor do país. Prova disso são os dados apurados pela Ceasa-RJ, apontando que 72,76% das 310 mil toneladas de folhosas e legumes comercializados no mercado, no último ano, foram produzidos nas lavouras fluminenses.

Neste grupo mereceram destaque alface, couve-flor, agrião, brócolis, alho poró, bertalha, couve-manteiga, espinafre, rúcula, vagem, chicória, taioba, salsa e almeirão, que alcançaram 100% de toda a demanda do consumo. Além desses produtos, berinjela, chuchu, jiló, pepino, pimentão, quiabo, tomate, repolho e abobrinha tiveram sua totalização próxima da autossuficiência no estado.

Outro destaque positivo detectado pelo levantamento apontou para o aipim, que no grupo das raízes atingiu 91% das 33.787 mil toneladas vendidas do produto.

Entre as frutas, a goiaba ocupa a dianteira com um total de 2.875 toneladas, representando 98% do total de sua demanda, sendo seguida pelo abacaxi, com 52%, e pelo caqui com 30%.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, esses números positivos e crescentes no chamado complexo horti, verificados nos últimos seis anos, refletem o acerto nas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e o aumento da oferta de crédito.

– A vocação para a produção de hortigranjeiros é típica da pequena propriedade rural familiar, com forte presença na estrutura fundiária fluminense – explicou o secretário.

Em 2008 foram vendidas 1.821.720 toneladas de alimentos na Ceasa-RJ, aí incluídas também frutas nacionais e importadas, cereais, ovos, pescado, entre outros produtos.

Nenhum comentário: