quarta-feira, 8 de abril de 2009

Governador inaugura Mergulhão de Duque de Caxias

Créditos à SETRANS-RJ

Para facilitar a vida da população, foi inaugurado nesta quarta-feira (08/04), pelo governador Sérgio Cabral, o Mergulhão de Caxias, túnel que liga os dois lados do Centro do município da Baixada Fluminense. O espaço criado sob a via férrea também recebeu uma Agência de Atendimento ao Trabalhador, que oferece todos os serviços do Sistema Nacional de Empregos (Sine), uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda.

- A ideia de instalar a Agência de Atendimento ao Trabalhador no Mergulhão foi do Washington Reis, que me disse: “governador, tire a agência do Trabalho, que está muito mal instalada, e a coloque no Mergulhão. Isso vai ser um sucesso para o povo, que vai conseguir emprego em um lugar tão bom como este” –lembrou o governador Sérgio Cabral, citando a sugestão do ex-prefeito de Caxias e atual secretário estadual de Obras da Baixada Fluminense.

Antes da instalação do Mergulhão, o pedestre precisava atravessar duas ruas e uma passarela para ir da Avenida Presidente Vargas à Rua Doutor Plínio Casado e vice-versa. O Mergulhão encurta a travessia dos transeuntes a ambos os lados do Centro de Caxias e garante mais segurança, praticidade e facilidade. O novo acesso poderá ser feito por escadas rolantes ou elevadores, o que permite que também seja usado por portadores de necessidades especiais.

No interior da passagem, na área de 300m², começou a funcionar uma Agência de Atendimento ao Trabalhador, da Secretaria de Trabalho e Renda, que irá promover cursos de capacitação profissional, além de abrigar um posto avançado do Sine.

- Atendíamos os trabalhadores aqui em Duque de Caxias, mas eles precisavam de muito mais. Hoje oferecemos aqui os serviços de emissão de carteiras de trabalho, seguro-desemprego, atendimento à pessoa com deficiência. Temos ainda intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional. São 1.600 cursos na construção civil, gratuitos, cujos alunos ganham auxílio de R$ 100 por mês - informou o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.

A obra foi executada pela Secretaria de Transportes e envolveu investimentos de R$ 38,7 milhões, sendo 32% do total financiados pelo Banco Mundial (Bird) e 68% pelo Governo do Estado. Este valor inclui a reforma dos acessos ao mezanino de embarque da estação ferroviária, com implantação de duas escadas rolantes e uma rampa de acesso, que funcionam desde o ano passado.

- Com esta obra, o município de Caxias vai ganhar mais mobilidade, conforto e segurança e, com certeza, a economia de Caxias, que é muito forte, será ainda mais aquecida - disse o subsecretário de Transportes, Luiz Veloso, que representou o secretário Julio Lopes na inauguração.

Também estiveram presentes ao evento o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Governo, Wilson Carlos, o secretário de Obras da Baixada, Washington Reis, ente outras autoridades.

Nenhum comentário: