quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fórum Econômico Mundial da América Latina discute crise financeira

Créditos á Agência Brasil e ao site do Governo do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Mais de 500 lideranças empresariais da América Latina e representantes de governos analisarão, nesta terça-feira (15/4) e amanhã (16/4), como a região está reagindo à crise econômica internacional, quais os prognósticos e os caminhos a seguir. Esse será o tema central do Fórum Econômico Mundial da América Latina, encontro que integra o calendário do Fórum Econômico Mundial de Davos que será realizado este ano no Rio de Janeiro. O encontro conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Os debates ocorrerão em torno de cinco eixos: Respondendo de Forma Proativa à Desaceleração Econômica; Construindo Relações entre Regiões; Integração para Construir um Futuro Melhor; Políticas Públicas para Crescimento Sustentável e Desafios e Oportunidades para um Ciclo de Desenvolvimento Verde.

Em Davos, em janeiro deste ano, cerca de 1.400 líderes das principais corporações mundiais, 41 chefes de Estado e os principais ministros das grandes economias desenvolvidas e emergentes debateram alternativas para o mundo pós-crise. Eles chegaram à conclusão de que os países latino-americanos, embora menos afetados pela crise internacional do que os Estados Unidos, a Europa e o Japão, teriam que repensar suas estratégias econômicas diante de fatores como a queda nos preços das commodities (cerca de 33% desde julho de 2008), antes supervalorizadas, e a redução do consumo, especialmente no mercado norte-americano.

As recomendações de Davos incluíam a adoção de táticas agressivas para atração de investimentos estrangeiros e a negociação com o governo de Barack Obama no sentido de evitar políticas protecionistas restritivas. Agora chegou a vez de a região fazer seu próprio diagnóstico.

Para isso, estarão no Rio de Janeiro altos executivos de coorporações como as brasileiras Odebrecht, Sadia e Cargill, a petrolífera mexicana Pemex, a chilena Cementos Bio-Bio e a peruana Samcorp. Empresas e instituições norte-americanas, suecas, canadenses, francesas e inglesas também estão interessadas nas respostas dos govenos latino-americanos à crise. São esperados representantes das americanas Cisco Systems, Exxo Mobil e CH2M Hill Companies, da inglesa Deloitte, da sueca WseKey e do grupo canadense Aecon, entre outros executivos. Emergentes, como China e Índia, também enviarão lideranças ao Fórum Econômico da América Latina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – um dos raros chefes de Estado latino-americanos convidados anualmente para o fórum de Davos - fará a abertura do encontro. Também está prevista a presença dos presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da República Dominicana, Leonel Fernández, além de ministros de diversos países da região. Do governo brasileiro, também participam os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, além dos presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e da Petrobras, Sergio Gabrielli.

A lista de participantes inclui representantes de instituições como o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Interpol.

Nenhum comentário: