quarta-feira, 15 de abril de 2009

Eventos internacionais movimentam o Rio de Janeiro

Créditos ao site Rio 2016

O Rio de Janeiro recebe esta semana o World Economic Forum da América Latina e a LAAD 2009 - Latin America Aero & Defence. O primeiro evento, que é a versão latino-americana do renomado encontro dos países mais ricos do mundo e emergentes, começou nesta terça-feira e vai até a próxima quinta-feira, 16/4, no Hotel Intercontinental Rio. Já a LAAD, abre as portas hoje e vai até sexta-feira, no Riocentro. O local, na região da Barra da Tijuca, foi um dos escolhidos para abrigar competições no Projeto Rio 2016.

Estes dois acontecimentos reafirmam a vocação da cidade para receber eventos de relevância mundial. O World Economic Forum da América Latina traz ao Rio mais 500 líderes empresariais, políticos e acadêmicos de mais de 35 países. No centro do debate estará o tema “As implicações da crise econômica global na região”, que também será o assunto do discurso de abertura do evento, realizado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

“A reunião acontece num momento crucial para a América Latina. Depois da recente cúpula do G20 em Londres, o evento será uma oportunidade para os participantes debaterem como devem ser as respostas da região à crise econômica global, em termos concretos”, afirma Emilio Lozoya Austin, diretor do World Economic Forum para a América Latina do World Economic Forum. Os presidentes da República Dominicana, Leonel Fernández, e da Colômbia, Álvaro Uribe Velez, participarão das reuniões, além de grande parte dos ministros do governo brasileiro.

Outro acontecimento de importância internacional que acontece no Rio esta semana é a LAAD, onde são esperados cerca de 16 mil visitantes. O evento mais importante do setor de Defesa e Segurança da América Latina reúne cerca de 300 expositores de mais de 30 países. Este ano a feira ocupa uma área recorde no Riocentro, o que representa um crescimento de 15% maior em relação à última edição, em 2007.

Além da exposição, ocorre o II Seminário de Defesa, em que especialistas e convidados debaterão diversos temas de relevância para o setor e o IV Simpósio Internacional de Logística Militar, que contará com a participação de oficiais de alta patente do Brasil e do exterior. Neste encontro será discutida a ampliação da cultura de logística militar.

Nenhum comentário: