quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comissão da Avaliação do COI inicia sabatina

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro
Começaram nesta quarta-feira (29/4), no Hotel Copacabana Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio, as sabatinas da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Comitê de Candidatura do Rio à sede das Olimpíadas de 2016. O governador Sérgio Cabral está entre as autoridades participantes.

Estão confirmadas na sabatina nomes dos dos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata à Presidência; do Esporte, Orlando Silva; do Turismo, Luiz Barretto; das Cidades, Márcio Fortes; e do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Dezessete temas vão ser abordados e as perguntas e os debates de cada assunto vão durar 45 minutos.

A sabatina constará de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura. São eles: Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.

As sabatinas vão prosseguir até sábado e nesta quinta-feira o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, têm jantar marcado com os membros da Comissão que no feriado de sexta-feira, darão continuidade ao programa de visitas.

A Comissão de Avaliação do COI é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e medalhista olímpica no atletismo, em 1984. Também fazem parte do grupo o chinês Wu Ching Kuo, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone. A delegação do COI é formada ainda por três assessores, totalizando 16 pessoas.

Nenhum comentário: