quinta-feira, 16 de abril de 2009

BNDES destina R$ 3 milhões para hospital pediátrico no Rio

Créditos à BNDES

Rio de Janeiro

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social) vai apoiar com R$ 3 milhões a construção de um hospital infantil especializado em cardiologia pediátrica, localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

O crédito será concedido ao Instituto Pró-Criança Cardíaca, uma organização sem fins lucrativos que tem como atividade o atendimento médico-hospitalar de caráter assistencial em cardiologia pediátrica, com especialização em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, englobando atendimento gratuito a crianças carentes com problemas cardíacos.

- Com o novo hospital, espera-se duplicar o número de cirurgias e cateterismos cardíacos gratuitos oferecidos pelo Instituto e ampliar o número total de cirurgias cardíacas pediátricas realizadas anualmente na cidade do Rio de Janeiro - afirmou o diretor da Área de Inclusão Social do Bndes, Elvio Gaspar. - O BNDES está muito feliz com a concretização deste sonho pela sociedade carioca.

As instalações do hospital contarão com três salas de cirurgia, 13 leitos de UTI, 34 leitos de enfermaria, 28 leitos em quartos de ocupação regular, dois consultórios, uma sala de emergência, além de laboratório, radiologia convencional, ecocardiograma, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

O Pró-Criança terá capacidade para efetuar procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas. O hospital também realizará atendimentos para outros procedimentos de baixa, média e alta complexidade, tais como cirurgias neonatais e pediátricas.

As novas instalações permitirão a expansão do trabalho realizado atualmente pelo Instituto Pró-Criança Cardíaca, mantenedora e gestora das atividades do Programa Pró-Criança Cardíaca. O programa foi criado em 1996 por iniciativa de um grupo de médicos do Hospital Pró-Cardíaco. Em 2001 foi construída sede própria, com recursos do Bndes, o que possibilitou a ampliação da qualidade e do número de atendimentos gratuitos.

Os recursos do BNDES serão utilizados na aquisição de equipamentos, utensílios e mobiliários médico-hospitalares a serem instalados no hospital. A construção do edifício será realizada com recursos próprios e de terceiros.

Nenhum comentário: