sexta-feira, 13 de março de 2009

Super-UPA será a segunda obra do PAC inaugurada no Rio

Créditos à Secretaria de Obras

O Governo do Estado entrega à população, no fim do mês, a segunda obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio. Trata-se da super-UPA 24h (Unidade de Pronto-Atendimento), que está sendo construída pela Secretaria de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas (Emop), em Manguinhos. A inauguração contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A unidade, com 2.400 metros quadrados, é a maior das UPAs construídas no estado. Terá um ambulatório com 10 consultórios (as atuais possuem seis) e 29 leitos (as atuais, 14), emergência 24h e uma farmácia. Assim como a maior parte das obras do PAC Manguinhos, a super-UPA está em construção na área de 80 mil metros quadrados do antigo Dsup (Divisão de Suprimentos do Exército), na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.884.

As obras do PAC Manguinhos seguem em ritmo acelerado. Em fase de conclusão, próximo à UPA, está o complexo esportivo, com piscina olímpica, que deve ser entregue em maio. Também já começou a ser feita a elevação da via férrea, com dois quilômetros de extensão, em paralelo à Avenida Leopoldo Bulhões.

Sob o viaduto será implantado o Parque Metropolitano, que terá grande área de lazer composta de quiosques, área de alimentação, ciclovia, quadras poliesportivas e terminal intermodal de transportes, equipado com bicicletário, estacionamento e plataformas de embarque.

Em Manguinhos, a Emop adotou uma tecnologia de fabricação de pré-moldados que vai reduzir pela metade o tempo para construção das unidades habitacionais.

Nenhum comentário: