sexta-feira, 13 de março de 2009

Portal Intragov.RJ é apresentado em reunião do conselho da Abep

Créditos à Proderj

Rio de Janeiro

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) apresentou junto com a Secretaria de Governo, na última quinta-feira (05/03), em Vitória, Espírito Santo, o projeto do portal Intragov.RJ para os 26 representantes de entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de todo o país presentes à 106ª Reunião Ordinária do Conselho de Associados da Associação das Empresas de Processamento de Dados (Abep). O evento durou dois dias e reelegeu o presidente do Proderj, Paulo Coelho, para a presidência do Conselho.

O portal Intragov.RJ foi apresentado no painel “Inteligência de Negócios e Gerenciamento de Indicadores para Setor Público” no primeiro dia do evento com a participação do subsecretário estadual de Informações e Projetos Especiais da secretaria de Governo do estado do Rio de Janeiro, Reynaldo Braga. Também participaram da apresentação do projeto do portal Intragov.RJ os especialistas de Soluções em Inteligência de Negócios das empresas Microsoft e Allen, parceiras do Proderj no projeto.

Segundo Paulo Coelho, o portal Intragov é uma experiência que está sendo desenvolvida pelo governo através do Proderj, com base nos conceitos de Business Intelligence (BI). Um dos objetivos do Intragov é a integração dos bancos de dados do governo do estado, permitindo mais eficiência no acompanhamento de informações estratégicas:

- O portal pretende reunir, em um só sistema, os principais bancos de dados do estado do Rio, com informações sobre educação, saúde e segurança pública, entre outras áreas estratégicas. Iniciamos os trabalhos com base nas informações do projeto de Gestão de Serviços Públicos por Indicadores (Gespi), onde passamos a ter uma visualização maior, mais flexível e mais consolidada de todos os dados coletados – ressaltou Coelho.

O Gespi é um projeto idealizado pela subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo e desenvolvido em parceria com o Proderj, com o objetivo de avaliar a qualidade de serviços públicos oferecidos à população. De acordo com o subsecretário Reynaldo Braga, este banco de dados facilita o aprimoramento da qualidade dos serviços públicos prestados à população.

A Microsoft apresentou um panorama dos conceitos de BI e enfatizou a importância desta ferramenta, retratada em pesquisas mundiais mostrando que a iniciativa privada e órgãos públicos vêm enxergando o BI como principal prioridade. Já a empresa Allen enfatizou sua parceria com o Proderj no desenvolvimento do projeto Intragov, dando ênfase à base de dados gerada pelo Gespi.

- A utilização do BI proporciona maior flexibilidade aos gestores, gerando informações em painéis de controle. Com o Gespi, conseguimos fornecer estatísticas como: as 10 unidades de maior e menos conformidade, os 10 maiores problemas a serem tratados em nível de estado, secretarias, municípios, entre outras. Além disso, podemos obter informações em mapas georeferenciados – comentou Coelho.

O subsecretário Reynaldo Braga destacou as vantagens proporcionadas pela flexibilidade da ferramenta aos presidentes das entidades estaduais de informática presentes na reunião. Segundo ele, os participantes do evento mostraram-se interessados em utilizar a ferramenta utilizada no Gespi em projetos de seus respectivos governos e garantiu a boa receptividade do projeto Intragov por todos.

- Procuramos mostrar os benefícios da ferramenta BI e fomos muito bem recebidos. Através do Gespi, gestores do governo podem acessar informações gerenciais via web e acompanham em tempo real os índices de qualidade das áreas de saúde, educação e segurança pública coletados regularmente nestas instituições. Com dados atualizados é possível agir diretamente nas deficiências destas áreas – finalizou Reynaldo.

Nenhum comentário: