segunda-feira, 30 de março de 2009

Secretária fala sobre ações culturais no I Fórum de Museus

Créditos à SEC-RJ

Rio de Janeiro

A Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, fez nesta sexta-feira (27/03) um panorama das atividades da pasta, durante o I Fórum de Museus do Estado, no auditório do Palácio Capanema. Na ocasião, a secretária enfatizou que acredita ser missão do Estado promover a cultura através de investimento direto, principalmente no interior.

- Nossa principal preocupação para os próximos anos é criar linhas de ação para projetos de infra-estrutura. Temos que investir na produção, na criação e na fruição da cultura para que novos talentos sejam descobertos. Temos que dar oportunidade para que a arte aconteça também no interior. Para isso, lançamos os nossos editais de cultura, afinal, não podemos promover ações só através da lei do ICMS, afirmou.

Durante o encontro, Adriana explicou aos participantes o funcionamento da Secretaria de Estado de Cultura e apresentou as superintendências e suas atribuições. Sobre a Superintendência de Museus, ela ratificou a necessidade de integração entre municípios e instituições privadas.

- Criamos as superintendências para que cada uma das áreas: artes, bibliotecas, museus, fomento, estabeleça uma política e para que possamos colaborar com os municípios e atuar de forma integrada também com as instituições privadas, acrescentou.

Outras ações como as obras das bibliotecas, do Centro do Rio e de Niterói, a recuperação dos teatros e dos museus (Ingá, Casa de Oliveira Vianna, Casa de Cultura Laura Alvim, Casimiro de Abreu), entre outros equipamentos também foram ações citadas. A Secretária falou, ainda, do Projeto de Ocupação Cultural, nas comunidades atendidas pelo PAC, que chega também, agora, ao Santa Marta e à Cidade de Deus.

- Estamos tentando construir uma linha de atuação do Estado nestas comunidades. Estamos lançando sementes através das oficinas de artes que oferecemos nesses locais, frisou.

Ao finalizar, a Secretária Adriana Rattes, lembrou, ainda, do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Cultura nas Escolas e pelo Núcleo de Audiovisual, iniciativas que, segundo ela, fazem parte do Plano Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.

Em seguida, Márcia Bibiani, Superintendente Estadual de Museus, apresentou as propostas para a criação do Sistema Estadual de Museus.

À tarde, a partir das 14h, haverá reunião para formulação de propostas para as diretrizes das Ações do Sistema com a presença de Lucienne Figueiredo, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus e Márcia Bibiani. Às 15h50, haverá a leitura das propostas, às 17h, apresentação das diretrizes para o Sistema e, às 18h, encerramento do Fórum.

Sobre o Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus pretende mapear todos os museus do Estado, tanto públicos e privados, a fim de desenvolver políticas e programas conjuntos de preservação do patrimônio cultural. Visa, ainda, estimular e apoiar a implementação de novas instituições culturais, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de, no futuro, estabelecer um banco de dados dos museus do Estado e seus acervos.

Durante o Fórum, será apresentada a minuta de Decreto de Criação do Sistema Estadual de Museus, discutida em reuniões realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2008, e que estará submetida a contribuições e sugestões dos participantes do evento para posterior encaminhamento ao Governador. Entre os municípios inscritos estão Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Resende, Angra dos Reis, Santa Maria Madalena, Búzios, Casimiro de Abreu, São Fidélis, Carapebus e Engenheiro Paulo de Frontin.

Nenhum comentário: