segunda-feira, 30 de março de 2009

Inea autua construção irregular no parque Estadual da Pedra Branca

Créditos à SEA

Parque Estadual da Pedra Branca

A equipe técnica do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, embargou, nesta sexta-feira (27/03), uma construção irregular, localizada à altitude de 350 metros, no interior da unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente. Os responsáveis devastaram uma área de aproximadamente 0,5 hectare – cerca de 5 mil m2 –, que, segundo eles, seria utilizada para cultivo.

O local foi encontrado durante vistoria de rotina realizada no interior do parque, que possui 12.500 hectares de floresta. Os técnicos notaram uma área degradada às margens da estrada de servidão do complexo de Furnas e descobriram um barraco de 2x3m de madeira com telhas de amianto.

Os lavradores Romildo Cerezine de Vargas e Arlindo Pereira informaram que a construção serviria de ponto de apoio para a área de plantação. Eles foram intimados a desfazer a construção em cinco dias úteis, além de recompor a área de vegetação nativa desmatada. Os dois foram, ainda, autuados, de acordo com o artigo 46 da lei 3467/00, que penaliza danos diretos ou indiretos a unidades de conservação. O valor da multa varia de R$ 200,00 a R$ 50 mil.

Nenhum comentário: