terça-feira, 17 de março de 2009

SEA quer fomentar projeto de reciclagem no Estado

Créditos à SEA

O Governo do Estado quer consolidar o programa de coleta seletiva no Rio. A secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, assinou hoje (16/03) termo de cooperação técnica com duas importantes entidades empresariais, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) para fomentar a coleta e reciclagem no Estado.

Pelo projeto, as Abihpec e a Abipla se comprometem a capacitar catadores de cooperativas e associações e a fornecer maquinário para o trabalho. Teresópolis foi o primeiro município a aderir ao projeto, cuja parceria com as respectivas associações foi oficializada também nesta segunda-feira.

A secretária destacou a importância do programa para fomentar a reciclagem no estado e destacou a importância do trabalho de conscientização da sociedade que será desenvolvido pelas associações.

Com prazo inicial de 24 meses, o projeto “Coleta de Embalagens Pós-Consumo” desenvolvido pela Abihpec e Abipla, tem por objetivo criar solução técnica, ambiental e social para a gestão de resíduos sólidos urbanos. Para isso, serão utilizados sistemas locais já existentes de coleta seletiva municipal e associações ou cooperativas de catadores. Além de atender à legislação ( lei 3369/2000, de responsabilidade pós consumo) e promover a coleta seletiva, o projeto visa estimular e ampliar a organização social dos catadores de recicláveis nos municípios envolvidos.

O primeiro passo para a implantação do projeto será a realização de uma campanha de conscientização da população sobre importância da reciclagem e da coleta seletiva para o meio ambiente. Em seguida, as entidades promoverão a capacitação e o acompanhamento técnico dos catadores por 24 meses além de financiar a aquisição de equipamentos para associações e cooperativas.

As prefeituras, por sua vez, se comprometem a destinar aos catadores os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Flávio Luiz Castro Jesus, o projeto permitirá capacitar cerca de 87 catadores, num primeiro momento.

“Esses catadores atuavam no aterro controlado. Agora, eles estão se organizando em cooperativas para atuarem na nossa cidade. A nossa meta é implantar 100% de coleta seletiva na área urbana de Teresópolis até o final do ano. Em seguida, vamos estender esse trabalho para a área rural. Além disso, já temos um galpão disponível para o trabalho dos catadores e essa parceria permitirá melhorar a infra-estrutura e o maquinário”, disse o secretário, que representou o prefeito de Teresópolis, Jorge Mário.

O projeto da Abihpec e da Abiplan foi realizado como piloto em Santa Catarina entre abril de 2006 e fevereiro de 2008. Implantado em quatro municípios (Florianópolis, Joinvile, Blumenau e São Bento do Sul) coma participação de seis cooperativas, o projeto atingiu 248 beneficiários diretos e 992 beneficiários indiretos.

Segundo a Abihpec, atualmente dos 5.563 municípios brasileiros, apenas 405 realizam programas de coleta seletiva. Somente 11% de todo o lixo urbano do país é reciclado e a humanidade já consome 20% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor.

Também estiveram presentes à assinatura do termo de cooperação técnica, o diretor-presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva, a diretora executiva da área de meio ambiente da Abihpec, Rose Hernandes, a diretora executiva da Abipla, Maria Eugenia Saldanha, entre outros.

Nenhum comentário: