terça-feira, 17 de março de 2009

Inea instala ouvidoria ambiental

Créditos à SEA

Serra de Sapeatiba

O cidadão fluminense já pode contar com uma ouvidoria ambiental. Canal de contato do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a sociedade, o serviço aprovado pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, vai atender denúncias, reclamações e solicitações diversas relacionadas à área ambiental. A população pode encaminhar suas demandas ambientais pelo telefone (21) 2332-4604, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo e-mail ouvidoria@inea.rj.gov.br. Correspondências poderão ser enviadas para Avenida Venezuela, nº110, Praça Mauá, Rio de Janeiro - RJ.

Para atuar como ouvidor do Inea – órgão da Secretaria de Estado do Ambiente – acaba de ser nomeado o advogado Edson Bedim de Azeredo, formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com Bedim, a Ouvidoria é um instrumento moderno que busca a transparência, a ética e a eficiência nas ações da administração pública e privada, por meio de mecanismos de controle, acompanhamento e participação.

“Nosso objetivo é colaborar com o atendimento aos cidadãos, às instituições da Sociedade e aos órgãos de controle do Governo, visando à melhoria constante dos serviços, a busca pela eficiência administrativa do Inea e a efetividade da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável no Estado do Rio de Janeiro”, destacou o ouvidor.

Bedim exerceu cargos de Superintendente de Articulação Institucional da Secretaria de Estado do Ambiente; Gerente-Executivo (atual Superintendência) do IBAMA-RJ; Subsecretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Procurador-Geral de Búzios e de Cabo Frio, diretor jurídico de entidades ambientalistas, entre outros.

Recentemente, o advogado esteve a frente da Assessoria Jurídica da extinta Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e chegou a assumir a função de Coordenador do Núcleo de Contencioso e Relações Institucionais da Procuradoria do INEA, quando foi convidado para a Ouvidoria.

Nenhum comentário: