sexta-feira, 27 de março de 2009

Rio mostrará no Quênia as propostas para o V Forum Urbano Mundial

Créditos à Secretaria de Obras

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será o assunto da 22ª Sessão do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), que acontece na próxima semana, em Nairóbi, no Quênia, na África. O subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, irá detalhar todo o projeto do V Fórum Urbano Mundial, que acontece na capital fluminense, em 2010.

A comitiva, que conta ainda com técnicos do Ministério das Cidades, da Prefeitura do Rio e a diretora para a America Central e Caribe do UN-HABITAT, Cecília Martinez, levará um diretor do Comitê Olímpico Brasileiro para apresentar o projeto Olímpico Rio 2016. A idéia é mostrar nossa proposta para o Fórum e divulgar o projeto, sensibilizando os participantes para a qualidade das ações programadas pelo Rio de Janeiro.

- Vamos mostrar que o Rio vive hoje uma nova realidade, com projetos urbanísticos e ambientais de qualidade. Quem sabe não podemos conquistar também votos para o nosso projeto olímpico? – comentou o subsecretário.

A previsão é de que o Rio receba durante o evento, que acontecerá no primeiro semestre de 2010, cerca de 15 mil participantes, entre arquitetos, urbanistas, organizações não-governamentais e dirigentes de 130 países. O tema do encontro fluminense será “Cidade Cidadã, Cidade para Todos”, discutindo a questão da acessibilidade a todos os moradores, do asfalto e dos morros.

- Esse é um momento especial para o Rio de Janeiro, quando estaremos apresentando toda a logística do evento e definiremos as principais mesas de debates sobre o urbanismo mundial. Durante o Fórum, todos os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil, avaliando projetos bem sucedidos e buscando soluções para problemas comuns a países desenvolvidos e em desenvolvimento do mundo todo – frisou Loureiro.

O Rio de Janeiro irá apresentar projetos de grande impacto social, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas comunidades da Rocinha, Manguinhos, Complexo do Alemão, Pavão/Pavãozinho-Cantagalo, na capital fluminense, e Morro do Preventório, em Niterói. Essas, garante Loureiro, são experiências de sucesso que precisam ser partilhadas com os outros países. Ele lembrou que o teleférico do Complexo do Alemão, por exemplo, que irá ligar a estação ferroviária de Bonsucesso a cinco pontos da comunidade, é uma réplica do projeto desenvolvido na cidade de Medelín, na Colômbia.

Nenhum comentário: