sexta-feira, 27 de março de 2009

Baixada Fluminense ganhará o Museu Ciência e Vida

Créditos à Secretaria Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado apresenta o projeto do Museu Ciência e Vida em documentário e dá início às obras numa cerimônia no antigo salão do Tribunal do Júri, na próxima segunda-feira, dia 30, às 11h30.

Um local que já foi palco de julgamentos e condenações de criminosos como Fernandinho Beira-Mar, Mineirinho e Pedro Capeta, nomes que marcaram a história do crime da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, será transformado no mais moderno espaço de cultura, pesquisa, entretenimento e lazer do país.

O prédio do antigo Fórum Oscar Przewodowski, em Duque de Caxias, abrigará o Museu Ciência e Vida, um projeto inovador da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, realizado pela Fundação Cecierj, em parceria com a Petrobras, a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além dos três andares da construção, será erguido mais um, que totalizará em 2.812 m² de área construída. É um projeto moderno, que permite a utilização de seus espaços como salas de aula.

A qualidade do acervo do Museu Ciência e Vida estará em sintonia com o que há de mais moderno nos principais museus internacionais de ciência. Vale ressaltar que a interatividade será a grande marca do lugar, que contará, também, com um planetário, com capacidade para 70 lugares e uma cúpula de oito metros de diâmetro que possibilitará a projeção de aproximadamente seis mil estrelas.

O museu terá exposições de ambientes temáticos e interativos com conteúdos variados e diferentes atrações para todas as idades e interesses, combinando informação, conhecimento e diversão.

A exposição Energia que Move o Mundo marca o início da visitação ao Museu Ciência e Vida, com área de aproximadamente 600m². A Exposição da Gota D’Água ao Meio Ambiente mostra a Baixada Fluminense retratando sua diversidade de ambientes e relevos. Em outro cenário, que recria o ambiente marinho, o visitante, por dentro do esqueleto de uma baleia, conhece seres que não mais entram nas águas e parte da fauna atual da Baía de Guanabara.

Praça de convivência, livraria, cyber café, lojas e um auditório multifuncional com 80 lugares completam o projeto.

- O Museu Ciência e Vida, que estará pronto até dezembro de 2009, insere a Baixada Fluminense no circuito cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro e será uma referência para o Brasil - afirma o secretário Alexandre Cardoso.

Nenhum comentário: