terça-feira, 31 de março de 2009

Rio 2016 apresenta projeto para os Comitês Olímpicos da Oceania

Créditos à Rio 2016

O projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentado na Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da Oceania na manhã desta terça-feira, dia 31, na Nova Zelândia (noite de segunda-feira, dia 30, no horário de Brasília). Os detalhes do projeto Rio 2016 foram apresentados pelo Secretário Geral, Carlos Roberto Osório, pelo Diretor de Relações Internacionais, Mario Cilenti, e pela velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Embaixadora Rio 2016.

A Assembléia Geral reuniu 18 líderes dos Comitês Olímpicos locais na bucólica cidade de Queenstown e contou com a presença do presidente do COI, Jacques Rogge. As outras cidades candidatas – Chicago, Madri e Tóquio – também fizeram apresentações.

Carlos Roberto Osório ressaltou a vocação do Rio de Janeiro para organizar grandes eventos, incluindo o Carnaval e a festa de Ano Novo na Praia de Copacabana, além dos vários campeonatos mundiais de diversas modalidades realizados recentemente na cidade. Osório também reforçou a solidez econômica do Brasil e da candidatura do Rio, um ponto importante na escolha da cidade sede, especialmente em tempos de crise econômica. “Temos garantias totais e um empenho muito grande nas três esferas governamentais. Além disso, o nosso Comitê Organizador estará pronto para trabalhar no dia seguinte à escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, já que temos garantidos um fundo de US$ 700 milhões para começar os trabalhos. Não precisarmos de empréstimos, doações ou adiantamentos de patrocínios. Esse investimento garante a solidez do nosso modelo financeiro’, lembrou Osório.

Mário Cilenti lembrou os ganhos que candidatura olímpica terá com a preparação da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e ressaltou que o Comitê Rio 2016 teve a preocupação de ouvir os Comitês Olímpicos Nacionais durante a realização do projeto executivo dos Jogos, listando os pontos principais dessa consulta a dirigentes e atletas. “Vamos garantir estádios cheios com um programa criado para preencher lugares vazios nos estádios com jovens fãs. Além disso, não faremos venda casada de ingressos. O público poderá comprar somente o que quiser”, explicou o Diretor de Relações Internacionais.

Nova Embaixadora Rio 2016, Isabel Swan emocionou a platéia ao falar da perspectiva dos atletas sobre o projeto. “O Comitê Rio 2016 ouviu as necessidades dos atletas ao definir os locais de competição. O projeto é bem compacto. A metade dos atletas estará a menos de 10 minutos dos locais de competição”, disse a medalhista olímpica.

Ainda esta semana, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, estará em Londres com o presidente Lula visitando a área do East End, onde será construído o Parque Olímpico de Londres e cuja revitalização é um ponto forte do legado social que os Jogos Olímpicos deixarão na capital britânica.

Nenhum comentário: