terça-feira, 31 de março de 2009

Campanha Rio 2016 dá a volta ao mundo em uma semana

Créditos à Rio 2016

Depois do sucesso da apresentação da candidatura Rio 2016 na Sportaccord, realizada em Denver (EUA), na semana passada, a campanha para trazer os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para o Rio de Janeiro se intensifica com várias ações pelo mundo esta semana. Eventos importantes serão realizados na Nova Zelândia, no Quênia, no Qatar e na Inglaterra e, nos dois últimos, a candidatura contará com um reforço de peso: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Começando a volta ao mundo, o presidente Lula estará no Qatar para participar da cúpula entre países árabes e da América do Sul, nesta terça-feira, dia 31. Além de política e economia, Lula terá em sua agenda encontros bilaterais com chefes de Estado da região para apresentar o projeto brasileiro e pedir apoio à candidatura do Rio para os Jogos de 2016. O Diretor de Marketing e Comunicação do Rio 2016, Leonardo Gryner, vai acompanhar a delegação presidencial.

Também nesta terça-feira, dia 31, o Secretário Geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório, fará uma apresentação sobre o projeto brasileiro nesta terça-feira, dia 31, na Nova Zelândia, durante a Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da Oceania. A reunião será na cidade de Queenstown, contará com a presença de integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e será aberta pelo presidente do COI, Jacques Rogge.

"Passaremos a mensagem que fez grande sucesso na Sportaccord, onde a platéia era predominantemente formada por Presidentes de Federações Internacionais. Mas agora vamos adaptar a mensagem para um público formado principalmente por Presidentes de Comitês Olímpicos Nacionais, nos concentrando nos aspectos da candidatura que beneficiam a participação dos atletas e dos Comitês Olímpicos de cada país", explicou Osório.

Na Nova Zelândia, a candidatura Rio 2016 ganhará uma nova Embaixadora: a velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. "É uma honra representar a nossa candidatura na Nova Zelândia, onde a vela é um esporte tão popular. Estou empenhada para ajudar a trazer os Jogos Olímpicos para o Brasil, pois sei os benefícios do evento para os atletas brasileiros e para os jovens que sonham em ter uma carreira esportiva", disse Isabel.

A campanha Rio 2016 também estará presente na África. O Diretor de Esportes, Agberto Guimarães, divulgará o projeto olímpico do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento urbano, que começou nesta segunda-feira, dia 30, em Nairóbi, no Quênia.

Fechando uma semana cheia de oportunidades para mostrar o projeto olímpico brasileiro pelo mundo, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, estará em Londres com o presidente Lula, que participará da reunião do G20. Lula e Nuzman visitarão a área do East End, cuja revitalização é um ponto forte do legado social dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Nenhum comentário: