sexta-feira, 13 de março de 2009

Indústria do Rio pretende zerar analfabetismo entre trabalhadores

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Acesso à Ponte Rio-Niterói

Até o fim de 2010 a indústria do Rio de Janeiro terá zerado o analfabetismo entre os seus trabalhadores. A proposta é do Sistema FIRJAN, que por meio do SESI-RJ lança em março a campanha Analfabetismo Zero, para alfabetizar 4 mil pessoas utilizando a metodologia TransFORMAR, aprovada pela ONU e que já formou 130 mil no estado em programas passados.

O Ministério do Trabalho calcula em 3.396 os analfabetos na indústria fluminense. O projeto prevê um número maior, para o caso de ter havido subnotificação. A iniciativa começa com uma convocação feita pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, por meio de uma carta que será enviada a 9.500 empresas do estado.

Em vídeo institucional, o presidente reforçará a mensagem: "Se na sua empresa trabalham analfabetos, indique-os para o projeto. Todo o programa educacional é gerenciado pelo SESI-RJ, e você só precisa indicar os alunos e ceder espaço para as aulas. Assim, você poderá contar com funcionários com mais qualidade de vida e mais produtivos, gerando mais resultados para sua empresa". Além disso, equipes do Sistema FIRJAN vão fazer visitas às empresas.

A partir da localização dos analfabetos, o SESI-RJ será o responsável por montar salas de aula, implantar o projeto, contratar e capacitar professores, fazer o monitoramento e a supervisão pedagógica e fornecer o material didático. Cada turma terá no máximo 20 alunos. As aulas estão previstas para começar em maio, com duração de seis meses, quatro dias por semana. A carga horária total será de 240 horas.

O público-alvo do programa é o industriário que não sabe ler e escrever; reconhece e escreve letras do alfabeto, mas não faz junção de sílabas; reconhece e escreve famílias silábicas, mas não faz combinações para formar palavras; lê e escreve palavras, mas não as organiza em frases simples; e que apenas assina o nome.

Neste ano, o SESI-RJ e o SENAI-RJ vão oferecer mais de 37 mil vagas gratuitas em seus programas educacionais para a população de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro. As vagas estão sendo distribuídas por etapas – bolsas de estudo, convênios com sindicatos empresariais, acordo com o Governo do Estado –e o Analfabetismo Zero é mais uma delas.

Nenhum comentário: