quarta-feira, 25 de março de 2009

Parceria quer estabelecer coleta seletiva nos supermercados

Créditos à SEA

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente, órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, Luiz Firmino Pereira, assinou nesta segunda-feira (23/03), junto ao presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, e diretor da Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEbracom), Cleber da Cruz Pereira, o Protocolo de Intenção para a instalação de coleta seletiva de lixo nos supermercados do Estado. A assinatura da carta foi realizada durante a abertura da 21ª Rio Expofood, no Riocentro, em Jacarepaguá.

Segundo Furnari, a intenção do acordo é promover a conscientização da população sobre a importância da separação e reciclagem do lixo. "Hoje, os empresários também estão envolvidos na preocupação com o destino do lixo e com a questão ambiental", afirmou.

Adison Gil, superintendente do Ibama no Rio, afirma que o protocolo visa, justamente, viabilizar a intenção do setor produtivo de reduzir os resíduos gerados e minimizar os impactos causados. "Tudo o que se produz tem uma vertente social e ambiental e os órgãos competentes cobrarão, cada vez mais, que os empresários tenham consciência disso", defendeu.

Em 2008, a Asserj firmou convênio com o Governo do Estado para que as empresas do segmento se comprometessem a apoiar em infra-estrutura e maquinário as cooperativas de catadores que atuam nas ecobarreiras. A medida visa ao cumprimento da lei estadual 3369/2000 (Lei do PET), que estabelece a recompra, pelos mercados que comercializam sacolas plásticas e garrafas pet, de, no mínimo, 25% do total vendido ou distribuído.

A Rio Expofood acontece de 23 a 26 de março no Pavilhão 3 do Riocentro. Mais informações na página http://www.superrio.com.br

Nenhum comentário: