sexta-feira, 27 de março de 2009

Paes destaca legado ao vender o Rio na luta pela Olimpíada de 2016

Créditos à JB Online

DENVER, EUA - Numa apresentação marcada pela emoção, a delegação do Rio reafirmou em Denver, EUA, que a cidade está pronta para receber a Olimpíada de 2016 e convidou todos a viver a paixão pelo Rio. Cada uma das cidades finalistas teve 20 minutos para apresentar sua campanha aos participantes da SportAccord – a maior feira de esportes do mundo. Na platéia, muitos membros votantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), que vão escolher a cidade vencedora dia 2 de outubro em Copenhaguem, na Dinamarca. O comitê do Rio foi o terceiro a subir ao palco - depois de Chicago e Tóquio e antes de Madri - e contagiou o público com o desejo de levar as Olimpíadas pela primeira vez à América do Sul.

Num discurso emocionado pela candidatura do Rio, o prefeito Eduardo Paes disse nesta quinta-feira que os maiores vencedores dos jogos serão as gerações futuras. Paes destacou o importante legado que ficará para cidade, em infra-estrutura e programas sociais. Um processo de transformação que, segundo o prefeito, já começou, com investimentos no sistema de transporte e no meio ambiente, projetos de modernização do aeroporto e de revitalização da Zona Portuária.

- O "Rio 2016" vai proporcionar semanas incríveis para o esporte mundial. E, para a população do Rio de Janeiro, vai significar muitos anos de inspiração, mudanças sociais e desenvolvimento esportivo que farão a diferença para as novas gerações – declarou Eduardo Paes na apresentação.

O prefeito, no seu discurso, lembrou ainda outro importante evento esportivo: a Copa de 2014, no Brasil. Segundo Paes, os investimentos que já serão feitos para a Copa do Mundo de Futebol ajudam a preparar o Rio e todo o País para as Olimpíadas dois anos depois.

- Nós, no Brasil, já tivemos sorte de ser escolhido como anfitriões para uma das mais importantes competições esportivas do planeta. E nós vamos garantir que os benefícios da preparação para a Copa sejam também aplicados aos Jogos de 2016 – disse Paes.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, estava animado.

- Com o projeto será possível levar a experiência olímpica a uma nação de 65 milhões de pessoas com menos de 18 anos e a um continente com 180 milhões de jovens – afirmou.

A experiência do Pan de 2007 e os recursos já garantidos ao projeto "Rio 2016" pela união dos três níveis de governo foram apresentados como trunfos da candidatura carioca. Prefeitura, estado e união já assinaram um compromisso de transferir imediatamente US$ 700 milhões para o orçamento do comitê organizador caso o Rio vença a disputa, em outubro.

- As nossas chances são enormes. O Rio tem um charme especial e, mais uma vez, a nossa cidade se saiu melhor. Mostramos que reunimos a capacidade técnica, os recursos necessários e, é claro, a simpatia e a receptividade carioca que são únicas. A apresentação foi emocionante e tenho certeza de que todos aqui já se apaixonaram também um pouco pelo Rio de Janeiro – disse Eduardo Paes.

Nenhum comentário: