terça-feira, 10 de março de 2009

Número de empresas registradas no Estado aumenta em fevereiro

Créditos à Rafael Masgrau

Centro do Rio de Janeiro

Com ou sem crise, em fevereiro o Rio de Janeiro registrou a abertura de 2.328 novas empresas no estado, de acordo com a Junta Comercial (Jucerja). Esse número também é maior que o total de janeiro, quando foram abertas 2.292 empresas, e superior ao mesmo mês de fevereiro de 2008, quando foram registradas 2.173 novas firmas.

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Carlos de La Roque, o Estado do Rio registrou em 2008 um crescimento de 12% no número de novos empreendimentos, entre indústrias, comércios e prestadores de serviços, mas, segundo ele, em tempos de crise mundial, hoje é difícil fazer qualquer projeção para 2009.

- Não podemos trabalhar com hipóteses ou ‘achismos’ para apontar o comportamento dos diversos setores da economia nos meses seguintes ao último levantamento, uma vez que a situação financeira mundial não é das mais favoráveis. Mas, o governo está atento e colocou à disposição todos os instrumentos para agilizar a abertura de novas empresas - disse La Roque.

Além da Junta Comercial no município do Rio, a Jucerja, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, mantém cinco delegacias no Interior – Nova Iguaçu, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda e Barra Mansa – e, até o fim do ano, poderá receber via Internet toda a documentação para a abertura de novas firmas em qualquer localidade do estado, reduzindo o prazo de abertura para 48 horas.

Atualmente, abrir uma empresa leva apenas três dias. Para a abertura, os interessados devem levar os documentos exigidos, como contrato social, entre outros, à Junta ou qualquer uma das cinco delegacias do Interior. O processo é julgado. Se estiver de acordo com a legislação, a solicitação é deferida e o interessado recebe o Nire (número dado ao arquivamento do ato constitutivo da empresa na Junta).

Para facilitar o processo, é possível solicitar simultâneo à abertura da empresa, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o Docad (Documento de Cadastro do ICMS). No prazo de três dias é possível, então, sair com toda a papelada necessária. Depois, é seguir a rotina normal, procurar a Prefeitura para a liberação do alvará, entre outras providências.

Nenhum comentário: