terça-feira, 10 de março de 2009

Teatro João Caetano recebe novo espetáculo de Deborah Colker

Créditos à Secretaria de Cultura

Teatro João Caetano

Depois de percorrer 15 cidades brasileiras, Deborah Colker traz de volta ao Rio de Janeiro sua mais nova coreografia. Em temporada popular a partir desta sexta-feira (13/3), Cruel reestreia no Teatro João Caetano, palco que a Companhia de Dança Deborah Colker considera sua segunda casa. O espetáculo já foi visto por mais de 50 mil pessoas em cidades como São Paulo, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte e Goiânia.

Em Cruel, o cotidiano é retratado a partir desse prisma em suas pequenas histórias – sejam familiares, amorosas ou naquelas em que o embate é solitário e por isso mesmo ainda mais cruel. No nono trabalho da companhia que leva seu nome, a coreógrafa carioca propõe um jogo de interpretação aberta com o espectador.

- As histórias estão ali para serem apreendidas por cada um de um modo bem particular - explica Deborah.

É nos movimentos e na expressão de seus 17 bailarinos que a companhia lança as peças do jogo, sem qualquer compromisso com a explicitação do sentido, mas sim com a exigência de sua produção. Mas está tudo na cena. Com o auxílio do diretor de teatro Gilberto Gawronski, os movimentos expressivos ganharam forma e intensidade.

Numa construção coletiva, que durou cerca de um ano e meio, outros elementos foram incorporados ao novo trabalho, como um texto de Fausto Fawcett e uma história escrita por Fernando Muniz.

Todas essas colaborações acabaram servindo como munição nesse processo criativo, sendo absorvidas através da dança e criando uma costura nas situações que se apresentam - conta Deborah. - Mas o que se verá não é novela, não é teatro. É dança - pontua a coreógrafa.

Os grandes parceiros da companhia estão presentes em Cruel: Gringo Cardia, que assina a direção de arte e cenografia; Jorginho de Carvalho, que comanda a iluminação, e Berna Ceppas, responsável pela trilha sonora que funde composições originais feitas por ele e em parceria com Kassin, colagens de música clássica a expoentes da produção urbana contemporânea, criando um corpo musical ao mesmo tempo diversificado e coeso.

Os figurinos, uma leitura ao mesmo tempo clássica e contemporânea dos trajes de grandes bailes, ficam por conta do estilista Samuel Cirnansck, grande destaque nas semanas de moda de São Paulo, em sua primeira colaboração para o grupo.
SERVIÇO Cruel

Temporada de 13 de março a 5 de abril

De quinta a sábado, às 21h. Domingos, às 18h.

Teatro João Caetano

Praça Tiradentes, s/n

Tel: (21) 2332-9257

Ingressos: R$ 20 (plateia) e R$ 10 (balcão simples).

Nenhum comentário: