quinta-feira, 5 de março de 2009

Morro Santa Marta terá internet gratuita a céu aberto a partir de segunda

Créditos à Secretaria de Ciência e Tecnologia

Morro Santa Marta

O governo do estado inaugura, na próxima segunda-feira, dia 9, às 9h, o projeto Santa Marta Digital, serviço gratuito de internet em barda larga a céu aberto na comunidade do Santa Marta. Os quase 10 mil moradores vão poder acessar a internet de qualquer ponto do morro. Estão sendo instaladas 16 antenas que transmitirão o sinal via rádio. A comunidade do Santa Marta será a primeira do país a ter wireless.

A iluminação digital do Santa Marta é um projeto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, desenvolvido em cooperação pela PUC/RJ, financiado pela Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e viabilizado pela cessão de equipamentos de telecomunicações, pela Secretaria de Segurança do Estado, que foram utilizados no Jogos Pan- americanos de 2007. O investimento é de R$496 mil.

Depois da implantação do projeto Orla Digital, que disponibiliza o sistema wireless em toda a extensão da praia de Copacabana, a implantação de uma rede de internet em banda larga a céu aberto gratuita (wi-fi) na comunidade Santa Marta, em Botafogo, é mais um passo para que o Rio de Janeiro se transforme no primeiro Estado Digital do país.

Durante três meses, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia instalará na Praça Corumbá, na subida do Morro, um quiosque com computadores conectados à rede, para que a comunidade possa usar o serviço. Será a primeira Praça Digital.

A implantação do sistema wireless no Santa Marta permitirá que a comunidade se transforme em uma Comunidade Digital e reforça as ações de inclusão social do Estado no local.

O Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) Santa Marta, vinculado à Faetec, já oferece à comunidade vários cursos profissionalizantes e terá projetos voltados à inclusão digital.

A iluminação digital do Santa Marta é uma rede inclusiva com três pontos principais: internet gratuita para a inclusão digital; levar serviços públicos à população (como consulta de processos, agendamento de perícias no INSS, pesquisas escolares, consultas no Detran, emissão de 2ª via de contas, envio de currículos, criação de contas de emails...) e oferecer acesso aos microempresários do local para que possam ganhar competitividade para desenvolvimento e oferta dos seus produtos.

É importante ressaltar que a implantação do projeto nessa comunidade conta, desde o início, com a mobilização, o apoio, grande expectativa e aprovação da comunidade.

Depois de totalmente instalada, a internet a céu aberto poderá beneficiar, também, o entorno do morro. O sinal chegará às cercanias da Praça Corumbá, na subida do Santa Marta.

Nenhum comentário: