quinta-feira, 5 de março de 2009

Agricultura terá novos Postos de Defesa Agropecuária em parceria com municípios

Créditos à SEAPPA

Rio de Janeiro

Os municípios de Rio Claro, Carmo, Silva Jardim e Sapucaia serão os próximos a contar com um Posto Municipal de Defesa Agropecuária, resultante de parceria com a Secretaria estadual de Agricultura.

Nessas unidades os produtores poderão emitir a Guia de Trânsito de Animais – GTA, além de fazer a entrega das Declarações de vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose e a notificação de suspeitas de doenças.

A possibilidade do trabalho integrado surgiu de encontros que a Superintendência de Defesa Agropecuária realizou no último mês com as Secretarias Municipais de Agricultura de todo o Estado, na busca de parcerias para o controle sanitário, trânsito de animais e vegetais e atualização de cadastro de propriedades rurais, entre outros.

O Coordenador de Defesa Sanitária Animal da secretaria, Paulo Henrique Moraes, explica que as unidades funcionarão a partir de convênio firmado com as prefeituras, beneficiando os criadores, que hoje, por não contarem com um Núcleo de Defesa Agropecuária no local, necessitam se deslocar até outro município para obter os serviços.

– Já temos outros postos municipais em funcionamento com resultados bastante satisfatórios – enfatizou.

O coordenador informou ainda, que outras ações conjuntas foram acertadas com as secretarias municipais de Agricultura, como por exemplo a intensificação da divulgação da Campanha de vacinação contra a Aftosa, cuja primeira etapa acontece a partir do dia primeiro de maio.

Vários municípios demonstraram interesse em ter acesso ao banco de dados do cadastro das propriedades rurais do estado para a atualização dos números de sua região.

De acordo com o Superintendente estadual de Defesa Agropecuária, Flávio Tavares, a atualização dessas informações é de extrema importância para a elaboração de todas as ações relacionadas à defesa agropecuária.

Nenhum comentário: