terça-feira, 10 de março de 2009

Inea pesquisa causa da mortandade de peixes em Maricá

Créditos ao SEA

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, com apoio de representantes da Prefeitura de Maricá, estiveram, nesta terça-feira (10/03), no município para recolher amostras de água e de peixes das lagoas da cidade. As amostras passarão por análises para identificar a causa da mortandade de peixes, que vem afetando o município desde sábado.

O material recolhido será levado para o laboratório do Inea e o laudo deverá ficar pronto em cinco dias.

Durante a coleta, os técnicos identificaram várias redes de pesca que não poderiam ser estendidas nas lagoas. “Viemos aqui para recolher amostras para análise e monitoramento, mas acabamos apreendendo redes de pesca que afetam bastante o ecossistema. E ainda há o agravante destas redes estarem em uma Área de Proteção (APA) que caracteriza um crime ambiental”, afirmou o gerente regional do Inea, Stefan Gomes.

Para analisar com mais profundidade o problema no seu aspecto sócio-econômico, o subsecretário de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento de Maricá, Joel Vieira, já acionou a Secretaria Especial de Apicultura e Pesca (Seap) da Presidência da República, que deverá vir no município nos próximos dias.

“A situação já está sob controle. A Secretaria do Ambiente está fazendo a sua parte e, nós, da Pesca e Agricultura, estamos procurando as lideranças dos pescadores para fazermos um mapeamento do problema e iremos acompanhar tudo de bem perto”, disse Joel Vieira.

A secretaria de Ambiente e Urbanismo de Maricá, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos; a Guarda Municipal e a Defesa Civil também participaram da operação.

Nenhum comentário: