terça-feira, 17 de março de 2009

Atividades de educação ambiental tentam reverter cenário degradante dos rios

Créditos à SEA

Pelo menos dois milhões de metros cúbicos de detritos foram retirados no ano passado dos rios, lagoas e baías do Estado do Rio de Janeiro nos diversos projetos da Secretaria Estadual do Ambiente. Este número alarmante foi divulgado pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, no Dia Estadual de Limpeza dos Rios, comemorado nesta segunda-feira (16/03). O evento marcou também a semana do Dia Mundial da Água, em 22 de março.

Nas ações pelo Dia Estadual de Limpeza dos Rios tiveram atividades de educação ambiental promovidas pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em grande parte das cidades do estado. Marilene Ramos, esteve em dois dos locais onde ocorreram atividades de educação ambiental e recreação para crianças, jovens e moradores de comunidades do entorno do rio Pavuna-Meriti, em Duque de Caxias, e no Canal do Cunha, na Maré.

“O objetivo é despertar a conscientização das pessoas sobre a importância da manutenção dos corpos hídricos do estado. Já retiramos mais de duas mil toneladas de lixo do rio Pavuna-Meriti desde novembro e, quando sobrevoamos o local hoje, constatamos que ainda há muito lixo novamente. Estamos em contato com prefeituras para a melhoria dos serviços de coleta de lixo, mas também é preciso que as pessoas se conscientizem”, afirmou Marilene Ramos.

A secretária informou ainda que somente no ano passado foram retirados 2 milhões de metros cúbicos de detritos - lixo e lama proveniente de dragagem -dos rios do estado nos diversos projetos da SEA.

“Além da limpeza, recuperação e revitalização de rios e lagoas, o trabalho de conscientização é constante e envolve os comitês de bacia, organizações não-governamentais e ambientalistas, além do projeto Agenda 21 nas escolas, que procura envolver estudantes e professores para atuar como replicadores da questão ambiental”, explicou a secretária do ambiente.

O vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo, também destacou a importância do Dia Estadual de Limpeza dos Rios:

“O trabalho de limpeza e recuperação dos rios desenvolvidos pelo Inea é permanente e indispensável do ponto de vista ambiental, até pelos problemas de saúde pública trazidos pela poluição e pelo lixo. Mas a conscientização da comunidade também é importante. Quanto menos lixo houver nos rios, mais recursos haverá para outros projetos”, disse Schiavo.

Na ecobarreira do rio Pavuna-Meriti, os cerca de 90 estudantes do Ciep 350 puderam ver de perto a variedade do lixo retirado das águas: dezenas de pneus, centenas de garrafas pet até estantes e partes de uma TV estavam em exposição. Os alunos também assistiram a representação da companhia Emergência Teatral e puderam ver de perto os diversos estágios do desenvolvimento do mosquito da dengue através de microscópios.

Uma cesta com 100 sugestões para a limpeza dos rios foi entregue à secretária, resultado do trabalho da Superintendência de Educação Ambiental da SEA, que fez 1 mil questionários com moradores ao longo de 15 quilômetros do rio. O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, esteve presente à solenidade, assim como o presidente da Associação de Moradores do Parque das Missões, Carlos Wanderley.

No Canal do Cunha, cerca de 200 estudantes dos Cieps César Pernetta e Ministro Gustavo Capanema também tiveram atividades de educação ambiental, recreação e lanche. O cantor Lindemberg Cícero da Silva, o Bega, morador do Parque União, apresentou a canção SOS Canal do Cunha, composta há três anos, com o acompanhamento de 15 anos do Ciep César Pernetta. As atividades do Dia Estadual de Limpeza dos Rios vão movimentar prefeituras e voluntários em mais de 20 municípios do estado ao longo da semana. Educação ambiental, retirada de lixo, plantio de mudas nas margens fazem parte da programação das prefeituras até o próximo domingo (22/03), quando será comemorado o Dia Mundial da Água.

Nenhum comentário: