sexta-feira, 27 de março de 2009

Carcaça de moto e até fogão foram recolhidos dos principais rios do Estado

Créditos à SEA

Pelo menos 127 toneladas de lixo, entre eles carcaças de moto e até um fogão foram recolhidos em apenas um dia (16/03, Dia Estadual de Limpeza dos Rios), dos rios Pavuna-Meriti, na Baixada Fluminense, Canal do Cunha, na Ilha do Fundão e Arroio Fundo, em Jacarepaguá. A ação mobilizou técnicos da Secretaria Estadual do Ambiente, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e das prefeituras envolvidas e contou com a participação de estudantes da rede pública.

O Dia Estadual de Limpeza dos Rios está em sua terceira edição, e tem como objetivo permanente conscientizar as comunidades, sobretudo as ribeirinhas, para a necessidade de preservação ambiental, além de se tornarem multiplicadores da mensagem em prol da preservação dos corpos hídricos. Desde o início do trabalho de limpeza do rio Pavuna-Meriti, em novembro do ano passado, já foram retirados 2.700 toneladas de resíduos, entre as quais 747 pneus.

Durante a ação, a Secretaria Estadual de Saúde efetuou trabalho de prevenção à dengue nas comunidades do entorno. Um laboratório volante do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Caxias percorreu a comunidade onde os participantes puderam conhecer os diversos estágios do desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Simultaneamente à limpeza dos rios, a Secretaria Estadual do Ambiente e as Prefeituras envolvidas promoveram atividades de educação ambiental nas comunidades.

O Dia Estadual de Limpeza dos Rios mobilizou várias prefeituras do interior fluminense como Mendes, Rio Claro, Mesquita, Conceição de Macabu, Maricá, Santa Maria Madalena, Petrópolis, Barra Mansa, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Itaguaí, São João de Meriti, Teresópolis, Silva Jardim, Cabo Frio e Macaé. Nesses municípios, com apoio da Secretaria Estadual do Ambiente, houve limpeza dos principais cursos d’água e realização de atividades de educação ambiental.

Nenhum comentário: