sexta-feira, 27 de março de 2009

Estado incia estudos para operarteleférico do Complexo do Alemão

Créditos à EMOP-RJ

Uma série de visitas técnicas a países que operam sistemas de acessibilidade por teleférico em comunidades carentes da América Latina foi iniciada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é conhecer os procedimentos firmados entre o poder público e empresas prestadoras de serviços de transporte desses países, para viabilizar a operação e manutenção de seus sistemas. Com essas visitas técnicas, o Estado inicia os estudos para operar o teleférico do Complexo do Alemão, que terá a construção de suas 47 torres de sustentação dos cabos elétricos concluída no fim deste ano.

Semana passada, o Subsecretário Executivo de Obras, Hudson Braga, e o presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Ícaro Moreno Júnior, estiveram em Medellín e Caracas. Eles reuniram uma série de informações e experiências sobre a operação dos teleféricos daquelas cidades. Os dois ficaram convencidos de que é possível integrar o teleférico do Complexo do Alemão aos trens e metrô, com a operação e manutenção a cargo das empresas responsáveis por eles (Supervia e Companhia do Metrô).

Os exemplos da Colômbia e Venezuela mostram que as empresas similares daqueles países operam e mantêm seus teleféricos sem prejuízos, mesmo com bilhetes de integração a custo mínimo. Isto é possível devido ao grande número de novos passageiros e do retorno financeiro obtido através de marketing social. Segundo o presidente da EMOP, "É como se o abandono das massas nas comunidades de San Augustin del Sur, em Caracas, e San Domingo e Comuna 13, em Medellín, viesse a ser resgatado através da acessibilidade à cidade formal, por sistema alternativo de transporte rentável".

Contatos com a direção da Supervia já estão sendo mantidos para propor os termos da operação do teleférico, que poderiam ser firmados durante a revisão de contrato de concessão da empresa com o Estado. Serão iniciados contatos também com a direção do Metrô. Um acordo de cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a empresa Metrocable (responsável pelo teleférico de Medellín) também está sendo elaborado.

Para acelerar a construção do teleférico do Complexo do Alemão, Hudson Braga e Ícaro Moreno, durante reunião, ontem, com os engenheiros do consórcio responsável pelas obras, decidiram implementar novo sistema de acompanhamento das desapropriações necessárias para instalação das torres de sustentação. Eles verificaram que as desapropriações, em Medellín e Caracas, foram o fator principal de atraso nas obras daquelas cidades. Para isso, cada uma das 47 torres terá o status de obra separada.

Em relato durante a reunião com os engenheiros, os dois expuseram também o que viram em relação ao cuidado com os portadores de deficiência e ao apelo visual utilizado para marcar as estações entre a população. Em San Augustin del Sur, as estações são temáticas, de acordo com o equipamento social oferecido (Estação do Esporte, Estação da Cultura, etc...) em seu entorno, e identificadas à noite por jogos de luzes em cores diferenciadas.

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