terça-feira, 31 de março de 2009

Apresentação do Projeto Rio 2016 é destaque na imprensa internacional

Créditos ao site Rio 2016

A imprensa internacional destacou a apresentação do Projeto Rio 2016 na Sportacccord, no último dia 27. O evento ocorreu em Denver (Colorado), nos Estados Unidos, entre os dias 23 e 27 de março. O Rio de Janeiro foi a única cidade aplaudida antes do fim da apresentação. A manifestação espontânea da platéia aconteceu quando o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, mostrou um mapa onde estavam indicadas as cidades que já receberam os Jogos Olímpicos, e que deixava vazia a América do Sul.

O site GamesBids.com, especializado em Jogos Olímpicos, escreveu a manchete “A apresentação da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos ganhou o dia na Sportaccord”, para a reportagem que avaliou a apresentação das quatro candidatas. O texto diz que o Rio de Janeiro ganhou os corações das pessoas que assistiram sua apresentação e também destaca os fortes aplausos recebidos quando Nuzman apresentou o mapa que mostra a América do Sul sem nenhuma sede de Jogos Olímpicos. A reportagem ainda enfatizou as condições favoráveis da cidade para a transmissão televisiva e o “orçamento realista, completo e honesto” apresentado. O sucesso na organização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2007 também foram lembrados na matéria.

A apresentação do Rio de Janeiro recebeu a melhor nota na avaliação do site Around the Rings, também especializado em Jogos Olímpicos. A matéria também deu destaque para os aplausos recebidos durante a apresentação da cidade, que segundo o site foram os mais enfáticos das quatro apresentações.

As garantias financeiras oferecidas pela Candidatura do Rio de Janeiro foram mencionadas na matéria. Na avaliação do site, as mensagens de que o Brasil possui economia forte para realizar os Jogos de 2016 e que os Jogos Pan-americanos de 2007 deixaram uma boa infraestrutura esportiva no Rio ficaram claras. Ainda segundo a reportagem, a apresentação brasileira apresentou os melhores argumentos para justificar sua candidatura à sede dos Jogos Olímpicos.

A agência de notícias Associated Press também salientou a apresentação do Projeto Rio 2016 em sua cobertura das apresentações na Sportaccord. A reportagem chama a atenção para o fato de que os países das cidades concorrentes já terem, juntos, sediado 14 edições dos Jogos Olímpicos, incluindo os de inverno. O orçamento realista, em consonância com o dos Jogos de Londres 2012, o público de 400 milhões de jovens do continente e o legado do Pan de 2007 foram mencionados na matéria como vantagens apresentadas pelos dirigentes da candidatura.

O blog Universal Sports classificou a apresentação do Rio de Janeiro como a melhor das quatro realizadas no evento. A paixão nos discursos dos representantes do Comitê de Candidatura Rio 2016 foi destacado pelo autor do texto, assim como o suporte dos três níveis de governo dado ao Projeto Rio 2016.

Nenhum comentário: