sexta-feira, 27 de março de 2009

Cabral: “Mais comunidades serão como a Cidade de Deus”

Créditos à Valéria Blanc

Cidade de Deus

Denver, Colorado (EUA) - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou nesta quinta-feira (26/03), em Denver – onde apresenta ao Comitê Olímpico Internacional a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016 – que a população do estado terá, ainda no primeiro semestre, novas comunidades com as Unidades de Policiamento Pacificador. Ele não citou quais serão “por questão de estratégia”.

– A população fique certa de que, ainda neste primeiro semestre, outras comunidades terão a paz que a Cidade de Deus, que o Santa Marta e que o Batan hoje têm. As ações da Polícia Civil e da Polícia Militar vão continuar em todos os cantos da cidade, garantindo, passo a passo, mais comunidades livres do tráfico de drogas – disse.

Cabral destacou que as polícias e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, atuam com “informação e inteligência, mas também com um elemento essencial, que é a coragem”. Ele disse que “a luta permanente contra a bandidagem” já obteve avanços para a população, citando os exemplos da Cidade de Deus, do Santa Marta e do Batan.

– Não tenho dúvida de que esse é um avanço que garante aos moradores das comunidades e do entorno a tranquilidade necessária. Jacarepaguá se beneficia, mas a Cidade de Deus se beneficia mais ainda. Realengo, Bangu, Santíssimo se beneficiam, mas o morador do Batan mais ainda. Botafogo se beneficia, mas o morador do Santa Marta mais ainda. E assim será enquanto eu for governador. Essa é a direção. Não muda, não tem acordo com bandido, seja ele miliciano, seja traficante.

O governador fez questão de destacar que o Governo tem uma política de segurança, baseada em inteligência e informação com planejamento.

– A sensação que a população tem é a de ver uma polícia que atua, combate, enfrenta e que tem uma política de segurança. É importante que fique claro que não é a ação pela ação. Nada é feito por acaso. O objetivo é dar paz à população. Não temos efetivo suficiente nesse momento, mas estamos construindo isso a cada dia. E não abriremos mão de cumprir o nosso objetivo.

Nenhum comentário: