segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Terminais do Porto ganham praças de observação

Créditos ao site do governo do Rio de Janeiro

POrto do Rio de Janeiro

O tão esperado projeto de revitalização do Porto do Rio começa a tomar corpo. Na última semana, a empresa Píer Mauá, arrendatária dos armazéns 1, 2, 3 e 4, entregou as obras do armazém 2 que, assim com o armazém 1, servirá de área de embarque e desembarque de passageiros. O corredor externo ligando os dois terminais ganhou praças de observação com mesas e cadeiras voltadas para a Baía de Guanabara, além de um muro transparente, que permite a visualização dos navios atracados e da Baía por quem passa pela Avenida Rodrigues Alves.

Segundo o presidente da companhia, Luiz Antonio Cerqueira, em mais alguns meses os dois armazéns cederão espaço a um centro de cultura e lazer com restaurantes, bares e cinemas e o embarque será transferido para os armazéns 3 e 4. No próximo mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá vir ao Rio anunciar a primeira fase do projeto de revitalização da área portuária.

- Temos até três anos para concluir a revitalização das áreas sob nossa responsabilidade, mas o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu para acelerarmos as obras. Estamos conversando com animadores culturais sobre a programação que será implementada. Queremos que seja uma coisa realmente definitiva, com segurança e planejamento para que seja um grande sucesso – contou.

Cerqueira acrescentou que o projeto de revitalização da zona portuária vai muito além apenas da recuperação dos armazéns. Ele abrange a construção de hotéis, apartamentos, salas comerciais e intervenções no trânsito da região próxima. Entre os projetos da prefeitura para o bairro está o de desviar a Perimetral.

- A Perimetral dá um aspecto soturno ao porto e, se pelo menos uma parte do elevado fosse retirado, a região ganharia muito em beleza e em valorização. Mas imagino que essa mudança não deva ser muito fácil. Se o prefeito conseguir viabilizar isso, será um grande marco para a cidade do Rio. Estamos criando um novo pólo internacional de turismo. Com um bairro revitalizado, somado ao espírito do carioca e ao glamour da cidade, seremos sucesso internacional e turístico – afirmou.

Nenhum comentário: