Durante solenidade neste sábado (16/02) em Itaperuna, Noroeste Fluminense, o Governador Sérgio Cabral e o Secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, apresentaram projeto Rio Rural - que visa promover o desenvolvimento sustentável do interior do estado - a cerca de 10 prefeitos da Região Noroeste Fluminense.
- Estamos aqui para mostrar o quanto é importante o envolvimento das prefeituras nestas ações, que poderão transformar o Estado do Rio numa região respeitada e com capacidade para receber recursos de outras fontes para a promoção da agricultura sustentável – disse Christino Áureo
O Programa vai promover o desenvolvimento rural sustentável em 250 microbacias hidrográficas de 59 municípios, abrangendo área de 3,3 milhões de hectares.
Com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e contrapartida do governo estadual, o programa, executado pela secretaria vai beneficiar diretamente 24,4 mil produtores com incentivos e outros 43 mil com estradas, saneamento e nas cadeias produtivas.
O secretário ressaltou que o estado é um dos poucos locais em todo o mundo a contar com um programa desse vulto e que a Região Noroeste, marcada pela degradação ambiental no passado, que hoje traz sérios problemas climáticos, necessita desse apoio.
Os recursos do Banco Mundial estarão liberados em 30 dias e serão utilizados principalmente na aquisição de maquinário para obras de infra-estrutura nas estradas vicinais e saneamento básico para a área rural. Outras ações envolvem incentivo a pequenas irrigações, criação do laboratório do Café e reforma dos mercados produtores de São José de Ubá, Nova Friburgo, Paty do Alferes e do Novo Pavilhão da Agricultura Familiar no Ceasa, em Irajá, para apoiar a comercialização dos produtos agrícolas, um dos gargalos do desenvolvimento da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário