O Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae e sob gestão do Instituto Marca Brasil, lança nesta segunda-feira (16/2), em Petrópolis, o primeiro projeto de economia da experiência no estado do Rio de Janeiro. Considerado o que há de mais avançado no setor de turismo nacional, o projeto prevê que os empreendimentos ofereçam, além de serviços, vivências inéditas. O lançamento será às 19h, no auditório da Faculdade Sá Earp Neto (FASE), com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Implantada de forma piloto na região de uva e vinho, no Rio Grande do Sul, a economia da experiência auxiliou no aumento de 10% na procura pelo destino em 2008. O projeto consiste em oferecer experiências exclusivas, que atendam aos desejos dos clientes, valorizando a singularidade local e agregando valor aos produtos e serviços da região.
Cada pousada da região de uva e vinho, por exemplo, oferece uma atração diferente para os visitantes. Uma delas chega a colocar edredons e baldes com espumante embaixo das árvores, durante as visitas dos hóspedes aos vinhedos.
Em Petrópolis, por intermédio de um diagnóstico elaborado para identificação de empreendimentos com perfil voltado para a economia da experiência, cerca de 50 empresas foram pré-selecionadas. Dessas, 20 serão escolhidas por suas características específicas e receberão consultoria direcionada para se aprimorarem, satisfazendo as exigências e os sonhos de seus clientes.
Depois de Petrópolis, o projeto no estado será estendido a Paraty, Búzios, Angra e cidade do Rio de Janeiro.
- Na medida em que bens e serviços se tornam comuns, as experiências de consumo criadas terão cada vez mais importância. É necessário conquistar os clientes todos os dias e esse projeto viabilizará a otimização do turismo, além de atrair maior fluxo de visitantes - diz Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.
Além da serra gaúcha e Petrópolis, mais três novos destinos serão incluídos na economia da experiência: Bonito (MS), Porto Seguro (BA) e Belém (PA).
Entre os principais resultados a serem alcançados pelo projeto estão propiciar o aumento do número de ações inovadoras inseridas nos empreendimentos contemplados pelo projeto, promovendo o aumento do trabalho e renda; levantar e identificar a produção associada ao turismo e promover a sua inserção em roteiros turísticos e aumentar o grau de satisfação do turista atendido.
Implantada de forma piloto na região de uva e vinho, no Rio Grande do Sul, a economia da experiência auxiliou no aumento de 10% na procura pelo destino em 2008. O projeto consiste em oferecer experiências exclusivas, que atendam aos desejos dos clientes, valorizando a singularidade local e agregando valor aos produtos e serviços da região.
Cada pousada da região de uva e vinho, por exemplo, oferece uma atração diferente para os visitantes. Uma delas chega a colocar edredons e baldes com espumante embaixo das árvores, durante as visitas dos hóspedes aos vinhedos.
Em Petrópolis, por intermédio de um diagnóstico elaborado para identificação de empreendimentos com perfil voltado para a economia da experiência, cerca de 50 empresas foram pré-selecionadas. Dessas, 20 serão escolhidas por suas características específicas e receberão consultoria direcionada para se aprimorarem, satisfazendo as exigências e os sonhos de seus clientes.
Depois de Petrópolis, o projeto no estado será estendido a Paraty, Búzios, Angra e cidade do Rio de Janeiro.
- Na medida em que bens e serviços se tornam comuns, as experiências de consumo criadas terão cada vez mais importância. É necessário conquistar os clientes todos os dias e esse projeto viabilizará a otimização do turismo, além de atrair maior fluxo de visitantes - diz Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.
Além da serra gaúcha e Petrópolis, mais três novos destinos serão incluídos na economia da experiência: Bonito (MS), Porto Seguro (BA) e Belém (PA).
Entre os principais resultados a serem alcançados pelo projeto estão propiciar o aumento do número de ações inovadoras inseridas nos empreendimentos contemplados pelo projeto, promovendo o aumento do trabalho e renda; levantar e identificar a produção associada ao turismo e promover a sua inserção em roteiros turísticos e aumentar o grau de satisfação do turista atendido.
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