segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cultura AntiDengue reúne 50 mil pessoas em Ipanema

Créditos à Secretaria de Educação

Ipanema

Mais de 50 mil pessoas participaram do desfile do Bloco AfroReggae, neste domingo (15/02), pela Campanha “Cultura Antidengue”, patrocinada pela Secretaria de Estado de Educação. A estimativa de público é dos organizadores do evento, que ocorreu na Avenida Vieira Souto, em Ipanema.

Cerca de 200 ritmistas animaram os foliões, que se concentraram no Posto 9 a partir das 15 horas e acompanharam o Bloco até o Posto 8, onde a festa prosseguiu até às 19 horas, com reforço da equipe da Furacão 2000. No repertório, uma surpreendente mistura de ritmos e instrumentos, como surdo, repenique, caixas-de-guerra, latas e galões, metais, baixo e guitarra elétricos. Além de sucesso da Banda AfroReggae, foram tocados clássicos do rock, funk, MPB e ijexá.

A Campanha, lançada no dia 1º, reúne eventos como shows de música, teatro, carnaval (blocos, bailes e marchinhas), futebol, grafite e diversas outras manifestações de cultura de rua, além de um site em que os internautas podem conhecer a programação completa e fazer downloads de materiais gráficos.

Segundo a secretária de Educação, Tereza Porto, a idéia é promover ações educativas de grande alcance popular, a fim de conscientizar os cidadãos sobre os riscos da dengue e a necessidade de combate ao mosquito.

– A escolha das cidades participantes foi estratégica, incluindo, além do Rio de Janeiro, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Mereti – destaca Tereza. – São municípios que apresentam índices maiores de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegipty.

Para o coordenador da Equipe Técnica Social do AfroReggae, Evandro João, o fato de a entidade promover ações educativas a partir da estrutura sociocultural que já desenvolve no cotidiano, abre novas possibilidades:

– Conseguimos atingir o público de uma forma descontraída, somando o trabalho dos jovens de comunidades que participam do AfroReggae, à descontração do Carnaval e almejando uma meta que é responsabilidade de todos: o combate à dengue.

Já assessor de projetos do AfroReggae, Reginaldo Gabriel, lembra que realizar eventos em locais variados, representa o verdadeiro espírito do projeto “Conexões Urbanas”:

– O Conexões é um projeto paralelo à Cultura Antidengue e, com ambos, temos conseguido atingir públicos diversos e de diferentes classes sociais pelo Rio de Janeiro – explica. – Há poucos dias reunimos 40 mil pessoas no Piscinão de Ramos, agora, conseguimos mais de 50 mil na Viera Souto. Ou seja, obtivemos o mesmo êxito em diferentes ambientes.

Nos próximos domingos (22/02 e 01/03) o Bloco AfroReggae voltará à Vieira Souto, sempre com concentração às 15 horas, no Posto 9. Enquanto isso, outras ações – como representações teatrais e distribuição de material informativo – continuarão sendo realizadas pelo Estado.

A ação é da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, AfroReggae, Furacão 2000, Planet Globe e Fundição Progresso. Mais informações podem ser obtidas no site www.riocontradengue.com.br. Também está disponível um disque-denúncia para combater a doença: 0800 941 7700.

Nenhum comentário: