quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio Expoint consolida apoio a MPEs no comércio internacional

Créditos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Rio de Janeiro

A implementação do programa na agenda de exportação para a União Européia, a apresentação da iniciativa aos novos secretários municipais da área de desenvolvimento econômico e a elaboração do Sistema 1ª Exportação - um banco de dados para acompanhamento e gestão de micro e pequenas empresas (MPEs) beneficiadas pela política - serão os principais ações do Rio Expoint neste ano. Coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o programa visa gerar emprego e renda por intermédio das atividades de comércio exterior das MPEs.

Outras metas do Rio Expoint em 2009/2010 serão aumentar em 10% o número de MPEs exportadoras no Rio de Janeiro e continuar a promoção de turmas de EPP (Treinamento para Empresários de Pequeno Porte) e do Redeagentes (Formação de Agentes de Comércio Exterior. A implementação do programa na agenda para exportação da União Européia será feita a partir de orientação da MDIC. Os agentes treinados no passado farão um curso de reciclagem de dois dias e meio para atender ao conteúdo programático baseado nas exigências da União Européia.

Em 2008, o Rio Expoint realizou quatro seminários – dois em Nova Iguaçu e dois no Rio -, reunindo, no total, aproximadamente 660 participantes. Quanto aos treinamentos para empresários de pequeno porte, cerca de 90 empresas foram atendidas, e as capacitações de Redeagentes formaram no total, 156 agentes de comércio exterior, no ano passado.

O Rio Expoint destina-se a apoiar iniciativas públicas e privadas para inserção de MPEs no comércio exterior, oferecendo atendimento técnico operacional e consultivo, capacitação de mão-de-obra e adequação tecnológica aos produtos, melhorando a competitividade das empresas. O programa tem como parceiros o Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, o Correios, o Sebrae-RJ e o Instituto Nacional de Tecnologia – INT.

Nenhum comentário: