quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio 2016 apresenta dossiê de candidatura para o presidente Lula

Créditos à Rio 2016

O Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 apresentou, nesta terça-feira, no Palácio da Cidade, seu projeto de candidatura para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Dossiê de Candidatura contém todos os detalhes da organização da maior competição esportiva do mundo caso o Rio seja a cidade sede dos Jogos de 2016. Esse dossiê será entregue até o dia 12 de fevereiro aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). No dia 2 de outubro o COI escolherá a cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016.

O presidente Lula demonstrou entusiasmo durante a apresentação e reafirmou o seu apoio à candidatura do Rio. “Eu faço o que for necessário fazer”, disse o presidente sobre o seu envolvimento na campanha para trazer os Jogos pela primeira vez para o Brasil e a América do Sul.

A apresentação do Dossiê de Candidatura também contou com a presença dos ministros dos Esportes, Orlando Silva, e das Cidades, Márcio Fortes. O governador do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito Eduardo Paes também estavam presentes. “Mostramos ao presidente como serão os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio. É um projeto de transformação da cidade. O presidente Lula se mostrou muito entusiasmado e ofereceu a sua ajuda para fazer esse nosso projeto se tornar realidade”, disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. “Todas as esferas de governo estão empenhadas em nossa candidatura e essa união é um dos muitos pontos fortes do nosso projeto”, concluiu Nuzman.

A entrega de 100 cópias do Dossiê de Candidatura é uma exigência do COI para todas as cidades candidatas. O documento, que será a base para a análise técnica de cada projeto, tem 600 páginas divididas em três volumes, contendo informações sobre 17 temas, como transporte, acomodações e meio ambiente. O material inclui textos, manuais técnicos, mapas, projetos arquitetônicos das instalações previstas e tabelas.

Nenhum comentário: