quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio 2016 inspira acordo para o desenvolvimento do esporte brasileiro

Créditos à Rio 2016

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 quer deixar para a população da cidade e de todo o Brasil um legado que vai muito além de um grande evento esportivo. O objetivo foi reafirmado nesta segunda-feira, dia 2, quando o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) assinaram um convênio para a realização de estudos para o desenvolvimento científico, educacional e social do esporte nacional.

O evento contou com a participação do presidente do Comitê Rio 2016 e do COB, Carlos Arthur Nuzman; do Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, e do reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves de Castro, além de atletas e ex-atletas.

A UERJ irá auxiliar o COB na estruturação acadêmica dos cursos. O objetivo é formar profissionais nas mais diversas áreas ligadas ao esporte. Também serão utilizados centros de pesquisa da UERJ como fonte para a área de Ciência do Esporte. “Nosso legado com este convênio é a capacitação do ser humano. Esta ação mostra para toda a comunidade internacional como estamos trabalhando a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos 2016. Não queremos realizar apenas um evento de duas semanas. Queremos deixar legados de infraestrutura, transporte, saneamento e educação. Por isso a assinatura deste convênio é tão importante”, explicou Sergio Cabral.

O convênio terá atividades em áreas como Educação Física, Ciência do Esporte, Administração Esportiva, Sociologia, Direito Esportivo, Medicina Esportiva e Psicologia Aplicada ao Esporte. O programa será uma ferramenta importante para que o atleta tenha opções após o fim da carreira esportiva. Outra meta é formar uma nova geração de treinadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Brasil. “Abrimos uma porta para que muita gente atinja qualificação para trabalhar em prol do esporte brasileiro. Esta é uma página inédita da história do esporte em toda a América Latina. O Rio de Janeiro é uma das cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de 2016 e, com este convênio, mostra a seriedade com que encara o desenvolvimento do esporte”, disse Nuzman.

O convênio segue um modelo internacional de sucesso, já que as grandes potências olímpicas desenvolvem esse tipo de associação com universidades e colhem os frutos dessas parcerias. As ações do COB serão desenvolvidas através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), um centro de referência nacional em estudos acadêmicos, pesquisa e difusão do conhecimento nas áreas de Ciência do Esporte e Olimpismo. Seu objetivo é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos.

Nenhum comentário: